Arapongas tem investido em obras que garantem uma melhor mobilidade urbana. A duplicação da Rua Tico-Tico, no Jardim Caravelle, é um dos exemplos. Segundo a Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Desenvolvimento Urbano (Seodur), após ações para recuo dos pátios de veículos e máquinas da prefeitura, a execução da obra se concentra nos serviços de drenagem e terraplenagem. A instalação de rede de drenagem prevista na rua Príncipe Negro foi finalizada.
No total, a obra segue com pouco mais de 20% de sua execução. “A execução da obra tem dado continuidade, mas possui nova previsão de finalização para meados de setembro deste ano, em razão de regularizações junto ao Instituto Água e Terra (IAT) ”, afirmou o secretário da pasta, Fernando Volpato. Projeto – A Rua Tico-Tico Rei (Jardim Caravelle) é a principal via que passa nas proximidades da Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA). O projeto da duplicação vai do trecho entre a Avenida Sanhaço Rei até a Avenida Gaturamo.
Além da duplicação, o projeto conta com construção de uma rotatória (com a Avenida Gaturamo) e modernização da rotatória já existente na Avenida Sanhaço Rei, além de sistema de drenagem, implantação de ciclovia e urbanização. A duplicação da Rua Tico-Tico Rei conta com investimento de R$ 4,5 milhões.
Mais mobilidade
Ainda neste sentido, a Prefeitura de Arapongas está em fase de conclusão de outra importante duplicação, a da Rua Rouxinol – trecho de 800 metros, que vai das imediações da faixa elevada, perto da sede da Secretaria de Cultura, até à Rua Rabilonga, já em fase de conclusão. A obra de duplicação da Rua Rouxinol já recebeu toda a pavimentação, com área recapeada de 9.098,96 m² e o trecho pavimentado de 7.824,46 m², além das instalações de meio-fio, calçamento e travessias elevadas.
O projeto conta com ciclovia, canteiros, urbanização, arborização e iluminação de Led. Os serviços contam com investimentos de R$ 2,8 milhões advindos do governo do Estado, via Paraná Cidade. Outra obra também em fase adiantada é a da Rua Patativa – serviços de interligação do Jardim Bandeirantes e o Jardim Portal das Flores, através da transposição viária sobre o Ribeirão Bandeirantes Norte pela Rua Patativa. Com a instalação de postes republicanos e nova iluminação, a obra segue para a fase de pintura da sinalização viária e reforço no paisagismo.