O Comandante do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizada BIMec, tenente-coronel Alexandre Pereira Figueiredo, comunicou, na manhã de hoje (25), ao prefeito de Junior da Femac, que um grupo desta unidade do Exército Brasileiro irá colaborar no Mutirão de Combate à Dengue em Apucarana.
Um ofício de solicitação de apoio havia sido enviado no dia 18 de janeiro, pelo prefeito Junior da Femac, ao comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, de Cascavel, General Evandro Luiz Amorim Rocha. O 30º BIMec de Apucarana é subordinado à unidade de Cascavel, que controla toda a região sudoeste e parte do norte do Paraná.
De hoje a terça-feira, os soldados do 30º BIMec, que irão participar do Mutirão de Combate a Dengue, irão passar por um treinamento com profissionais da Autarquia Municipal de Saúde (AMS). O secretário de saúde, Emídio Bachiega, explica que os soldados do exército irão reforçar o trabalho de conscientização e vistorias nos quintais das casas, para orientar e ajudar a eliminar focos do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue.
A notícia do engajamento do exército no mutirão de combate a dengue em Apucarana, que enfrenta uma epidemia, foi recebida com muita satisfação pelo prefeito Junior da Femac. “Mais uma vez o Exército Brasileiro vai atender uma reivindicação nossa num momento de epidemia. Isso também ocorreu durante a pandemia da Covid, quando os soldados percorreram a cidade entregando máscaras e orientando a população”, comentou o prefeito, acrescentando que a prefeitura mantém uma parceria muito positiva com o 30º BIMec.
O Mutirão de Combate à Dengue, em Apucarana, começou no dia 8 de janeiro e vem sendo realizado em todas as regiões da cidade. Agentes de endemias fazem vistorias nos quintais das casas e as famílias são comunicadas com antecedência para depositar entulhos e inservíveis nas calçadas, para serem coletados por equipes da prefeitura.
Em quinze dias de mutirão, em diversos bairros de Apucarana, a Secretaria de Serviços Públicos já recolheu 240 caminhões-caçamba de lixo, entulhos e inservíveis, que agora tem destinação correta.
Fonte: Prefeitura de Apucarana