Um encontro entre os captadores de sangue reuniu nesta semana profissionais de vários municípios da região que estão sob área de abrangência do Hemonúcleo de Apucarana. Durante o evento, que contou com a presença da chefe do Hemonúcleo, Juliana Gab Petchak Luciano, os captadores receberam um certificado por ajudar a salvar muitas vidas ao longo do ano, realizando um trabalho de importância estratégica na captação de doadores. Por Arapongas, participaram a diretora da Saúde, Sandra Onofre, Camila Ribeiro, representando o Centro Integrado de Saúde da Mulher (Cisam), e Isabela Rubin Teixeira, que atua como captadora.
“O encontro foi muito importante no sentido de evidenciar o trabalho realizado por esses profissionais para que o Hemonúcleo de Apucarana atendesse aos serviços de transfusão de sangue vinculados à 16ª. Regional de Saúde. Realmente, é um trabalho que ajuda a salvar inúmeras vidas e que precisa ser reconhecido e valorizado por toda a sociedade”, afirma Sandra Onofre.
Segundo ela, ao todo, ao longo de 2023, mais de 13 mil bolsas foram coletadas em toda a Regional, o que dá uma ideia do amplo trabalho realizado. Em Arapongas, a coleta de sangue é realizada duas vezes por mês: uma na Unopar e outra no Laboratório localizado ao lado da UPA.
Pref. de Arapongas