No último dia 13, enfermeiros e servidores da Secretaria Municipal de Saúde, além de estudantes de enfermagem da Unopar Anhanguera e do curso técnico de enfermagem do Colégio Estadual Garcez Novaes, realizam uma visita técnica do Hospital Infantil Waldemar Monastier (HIWM), em Campo Largo. O HIWM é referência no atendimento aos pacientes de média e alta complexidade, disponibilizando Unidades de Tratamento Intensivo (UTI’s) Neonatal e pediátrica, Centro Cirúrgico e atendimento ambulatorial em diversas especialidades de pediatria. O grupo conheceu de perto as instalações e funcionalidade dos atendimentos, equipes multidisciplinares e multiprofissionais, além de acompanhar um pouco da história do hospital. “Uma visita importante e que agrega valor e conhecimento, tendo em vista que, alguns pacientes de Arapongas são encaminhados para lá, com existe a necessidade”, disse a coordenadora da Atenção Primária em Saúde e enfermeira, Fabiane Matsumoto Kizima.
CAPACIDADE – O hospital, que faz parte da rede de hospitais administrados pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde (Funeas), se tornou referência no atendimento de pacientes pediátricos de alta e média complexidade do Sistema Único de Saúde (SUS) e possui atualmente 92 leitos ativos, sendo 37 para enfermaria clínica, 15 enfermarias cirúrgicas, 20 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, dez UTIs Pediátricas e nove leitos para o Hospital Dia.
O atendimento ambulatorial conta com 20 especialidades, como anestesiologia, cardiologia, cirurgia pediátrica, dermatologia, endocrinologia, nefrologia, entre outros. Para o próximo ano já está em tramitação um processo para ampliação da capacidade assistencial e oferta de serviços.