Arapongas aderiu três vagas pelo Programa Mais Médicos, por meio do edital da Secretaria de Atenção Primária à Saúde – nº 13 de 11 de julho de 2023 (31º ciclo). Com isso, desde a última quinta-feira, 21, as médicas dra. Joelma Lima do Nascimento da Silva e dra. Fabiana de Paula Faiolla se apresentaram e iniciarão as atividades ainda neste mês.
Agora, o município aguarda a documentação exigida para início das atividades da terceira médica. “Este edital contempla o provimento dos médicos por um período de quatro anos, durante este período os médicos receberão uma bolsa-formação, no valor mensal de R$12.386,50, além de um auxílio moradia e alimentação pago pelo município de Arapongas no valor de R$2.300,00”, explicou o secretário municipal da Saúde, Moacir Paludetto Jr. Além das atividades clínicas, estes profissionais também realizarão cursos de formação com o objetivo de melhorar a qualidade no atendimento nas Unidades Básicas de Saúde. “Com a chegada destes profissionais pretendemos diminuir a rotatividade dos profissionais médicos nas Unidades Básicas de Saúde. Temos certeza que estas profissionais desempenharão um excelente serviço no município que hoje conta com outra 11 Unidades Básicas de Saúde com médicos vinculados ao programa do governo federal, ” completou Paludetto Jr.
Paraná
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou 590 novas vagas ao Programa Mais Médicos. Neste novo edital, a bolsa dos profissionais é paga integralmente pelo Ministério da Saúde, descontando o valor do repasse do piso de Atenção Primária à Saúde. Isso beneficia diretamente as contas municipais, uma vez que, a partir deste trâmite, os valores não entram na folha de pagamento das prefeituras. Atualmente, o Paraná conta com 671 profissionais vinculados a alguma iniciativa do governo federal, envolvendo profissionais do Programa Mais Médicos e do Programa Médicos pelo Brasil.