O IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater), em parceria com a Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), realizou na manhã de hoje (21), evento na Fazenda Figueira, que marcou a proteção de uma das principais nascentes que formam o Rio Pirapó.
O ato integra o projeto de “Mil Fontes de Água Protegidas” no Paraná, que havia sido lançado nesta semana pelo Governador Carlos Massa Ratinho Junior. A iniciativa faz parte do Programa Estadual de Proteção de Nascentes, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), que tem a meta de preservar 30 mil fontes e minas d’água até o fim de 2026.
O evento teve a participação do prefeito Junior da Femac; do gerente regional do IDR-PR em Apucarana, Paulo Eduardo Sípoli Pereira; secretário de meio ambiente, Gentil Pereira; engenheiro Fabiano Neves, do Grupo Forus/Forquímica (proprietário da área agrícola); presidente do Conselho do Meio Ambiente de Apucarana, Sérgio Bobig; Sérgio Bolonhese (Cristma); e do padre Marcos Bertanha, representando o Bispo Dom Carlos José, que fez uma oração, abençoando o local.
As mil nascentes protegidas são resultado de um esforço organizado entre os técnicos do IDR e entidades parceiras. “A intenção do programa é melhorar a qualidade da água usada pelas famílias rurais paranaenses e garantir o abastecimento nas propriedades. Trata-se da maior iniciativa já realizada de proteção de nascentes no País e, em Apucarana, estamos iniciando com a recuperação e proteção de três importantes nascentes”, anunciou Paulo Sípoli Pereira, do IDR-PR. Ele acrescenta que a ação também inclui a recomposição da mata ciliar no entorno de cada nascente, e que este trabalho também está obtendo a adesão de outros municípios da região, como Cambira e Marumbi.
Ao participar do ato, o prefeito Junior da Femac disse que a consciência de todos para a necessidade de recuperação e proteção das nascentes, felizmente, está crescendo. “Água é vida não só para nós, mas para as gerações futuras, ou seja, nossos filhos, nossos netos. Este programa é uma ação inteligente e abençoada”, assinalou Junior da Femac.
Para a proteção das nascentes, está sendo utilizada uma técnica à base de solo-cimento, bastante difundida no meio rural e usada há anos pela extensão rural. A fonte passa primeiramente por uma limpeza geral para retirar possíveis impurezas. Em seguida, a área da nascente recebe pedra ferro e brita que funcionam como um filtro físico da água. E, por fim, são colocados canos ou mangueiras para abastecer propriedades rurais. O excedente desta nascente, no contorno norte de Apucarana, escorre para o Rio Pirapó.
O trabalho de recuperação e proteção desta nascente está contando com o trabalho de oito internos do Cristma. O coordenador do programa, Sérgio Bolonhese, destacou a importância deste trabalho ambiental. “Isso é uma bênção de Deus, unindo o IDR, prefeitura, Forquímica e o Cristma”, enalteceu Bolonhese.
Pref. de Apucarana