Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Apucarana realizada na tarde desta segunda-feira (28), foi acatada denúncia contra o vereador Franciley Preto Godoi Poim (PSD), com autoria do advogado Douglas Luís dos Santos, sócio do escritório de advocacia Ferreira Santos e Associados.
A denúncia traz infrações políticas administrativas, quebra de decoro parlamentar com bases nos seguintes fatos: assédio moral a servidores, suposta homofobia, calúnia e difamação contra outros vereadores, advocacia administrativa, lesão ao erário público (improbidade administrativa), desrespeito e ingerência sobre órgão de controle e etarismo – preconceito contra idosos.
No entanto, o afastamento do parlamentar foi rejeitado. Uma comissão processante foi formada após sorteio realizado para analisar todas as denúncias e dar sequência ao processo. Os nomes para compor a CP são Rodrigo Lievore (União), como presidente; Moisés Tavares (Cidadania), como secretário; e Tiago Cordeiro de Lima (MDB), como relator.
O presidente da Câmara Municipal, Luciano Molina (PL) comentou sobre a denúncia acatada nesta segunda durante a sessão. “O plenário acatou o pedido vindo deste cidadão e irá começar os trabalhos para analisar as denúncias. Houve também o pedido de afastamento do vereador Poim, mas esse pedido foi rejeitado de 9 votos a zero. A comissão processante já está aberta e pode ocorrer um arquivamento, uma advertência ou também a cassação do mandato do parlamentar”, explica.