A Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran) tem dado continuidade aos serviços que visam reforçar as melhorias quanto à segurança nos cruzamentos da linha férrea. As chamadas passagens de nível (cruzamento entre ferrovia e via urbana) receberam novas pinturas e placas de sinalização. Além disso, a Prefeitura de Arapongas e a Rumo realizaram em maio a implantação de passagens de nível sensoreadas em determinados trechos. Os sensores de inteligência artificial detectam a aproximação dos trens. Além disso, o sistema conta com semáforos integrados à tecnologia. O novo sistema de segurança de Arapongas chegou a ser apresentado na Assembleia Legislativa, em Curitiba, em audiência promovida pela Comissão de Constituição e Justiça e Comissão de Obras Públicas, Transporte e Comunicação cujo tema foi: “Segurança nas Travessias de Trem”.
O secretário da pasta, Paulo Argati, reforça sobre os passos positivos que o município tem dado neste sentido. “O trabalho vem sendo executado conforme a ABNT NBR 7613, que regulamenta a sinalização horizontal e vertical nas passagens de nível. Medidas preventivas e de maior controle no trânsito. Contudo, é preciso também uma boa conduta de cada motorista”, afirmou. Os trabalhos de sinalização são executados por meio da Diretran – Diretoria de Trânsito de Arapongas. Ainda conforme a Secretaria Municipal de Segurança, as ações de reforço na sinalização viária foram executas em 16 cruzamentos de linha férrea no município.
DICAS IMPORTANTES
Motoristas:
– Sempre pare o veículo antes de realizar a travessia e certifique-se de que não há trens se aproximando
– Para realizar uma travessia segura, tenha atenção redobrada à sinalização visual (placas de trânsito) e sonora (buzina da locomotiva)
– Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), atravessar uma passagem em nível sem antes parar é infração gravíssima.
– Fique atento à sinalização de Pare, Olhe e Escute. Essa atitude salva vidas.
Pedestres:
– Realize a travessia somente em passagem em nível (PN) oficial ou passarelas de acesso. Redobrando atenção para o sinal sonoro do trem e as placas de sinalização.
– Sempre mantenha distância segura dos trens, parados ou em movimento.
– Nunca ande sobre os trilhos, é uma prática imprudente e com risco de morte. Somente pessoas autorizadas podem circular em áreas operacionais da ferrovia.
– Nunca pegue carona nos trens e não pratique surfe ferroviário. São atividades ilegais que podem ocasionar graves acidentes.