A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), divulgou nesta quarta-feira, 05, dados referentes aos serviços desenvolvidos pela Guarda Municipal de Arapongas (GMA) ao longo do primeiro semestre de 2023. O relatório mostra que foram atendidas o total de 4.212 ocorrências diversas. Com isso, as que mais se destacam são: 152 ocorrências criminais; quatro armas apreendidas; 14 veículos recuperados; 555 atendimentos do grupamento escolar; 158 registros de atividades da Patrulha Maria da Penha; 477 ações da Guarda Ambiental; 83 pessoas presas ou apreendidas. O secretário da pasta, Paulo Argati, avaliou positivamente o desempenho do efetivo e, reforçou sobre demais atividades estratégicas a serem desenvolvidas ao longo do ano. “Este desempenho é em relação à Guarda Municipal. Os registros das ações integradas com as demais Forças de Segurança são apresentados anualmente durante o Plano Municipal de Segurança Pública de Arapongas. Contudo, esses números do primeiro semestre mostram a força e representatividade da nossa GMA junto à segurança pública municipal”, reforçou. Composto por 81 guardas municipais, o efetivo é dividido em setores como: Rádio Patrulha, Centro de Comando Operacional, Videomonitoramento, Reserva de armamento, Trânsito, Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Patrulha Escolar, Patrulha Ambiental, Patrulha Maria da Penha, ROMU – Ronda Ostensiva Municipal, Canil, Setor Administrativo e Setor de Projetos.
Inovação
Entre as novidades deste 1º semestre, a GMA participou de um treinamento voltado para o controle de distúrbios civis (CDC) e emprego do uso de armamento menos letal (impacto controlado, físicos e químicos). O curso foi ministrado pelo secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati, que também é subtenente da reserva da Polícia Militar (PM), além do diretor da Diretran, major Gussi, e do GM Fechio. A capacitação habilitou 16 guardas municipais. No mês de março, foi lançado o aplicativo de emergência “Escola Segura”, ferramenta que possibilita o acionamento rápido da Guarda Municipal (GMA) em situações de risco nas Escolas Municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) e demais instituições de ensino. Ainda neste sentido, de maneira integrada, a Secretaria Municipal de Segurança e a Secretaria de Educação realizaram cursos práticos para professores e alunos, abordando métodos de comportamento em situações de emergência. Em abril, a Prefeitura de Arapongas instituiu à GMA o grupamento Rondas Ostensivas Municipais (ROMU) – nova nomenclatura para o antigo Grupamento de Apoio Tático (GAT), aderido em todo o país. Na mesma oportunidade, a Prefeitura – por meio da Sestran, fez a entrega oficial de uma nova viatura, modelo Ford Ranger 4X4 – totalmente equipada, para utilização da equipe ROMU. O investimento foi de R$ 268 mil – em recursos próprios. No último dia 30, Arapongas foi palco do IV Encontro de Gestores Municipais de Segurança Pública e Diretores de Guardas Municipais do Paraná, diversas autoridades, como o prefeito de Arapongas e também presidente interino da Associação dos Municípios do Paraná (AMP), Sérgio Onofre, o deputado estadual, Tiago Amaral, deputado federal, Pedro Lupion, secretário municipal de Segurança, Paulo Argati, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, e o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Carlos Celso dos Santos Júnior. O IV Encontro voltado à segurança pública reuniu representantes de 32 cidades, além de Arapongas, e trouxe importantes debates. As discussões também serviram para a formação de um Conselho de Gestores Municipais de Segurança Pública e Diretores das Guardas Municipais do Paraná.
Sabia mais
CANAIS DA GMA
Telefones para contato – A GMA de Arapongas conta também com ramais específicos. Além do 153 (emergência), tem também os telefones 0800-645-9060 ou 3902-1010.