Uma demonstração de amor por meio da linguagem. Em Curitiba, na casa de Josiane Roldão Cardoso, as conversas na Língua Brasileira de Sinais (Libras) representam muito mais que comunicação: são sinônimo de carinho.
A paranaense de 39 anos perdeu a audição quando ainda criança, aos três, após ter meningite.
Em todo o Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são mais de 10 milhões de brasileiros surdos.
Mãe de dois, dentro de casa os filhos ouvintes aprenderam a se comunicar por meio de Libras com ela e o marido, também surdo. A mais nova, Jeniffer, de apenas seis anos, contou ao g1 sobre o aprendizado.
“Foi muito fácil aprender Libras. Quando eu era bebê, foi bem fácil, porque todo dia eu fui aprendendo, a cada pouquinho. Foi muito legal”, afirmou.
Ela inclusive fez um registro parabenizando as mães pela data celebrada neste domingo (14). Assista no vídeo acima.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2023/Y/1/HEgljwRMqUVsvr3H78IA/whatsapp-image-2023-05-10-at-17.25.29.jpeg)
Filhos aprendem Libras para poder se comunicar com mãe surda — Foto: Arquivo Pessoal/Josiane Roldão Cardoso
Para a mãe, a comunicação com Jeniffer e com o filho mais velho, de 20 anos, é motivo de alegria diante da dificuldade que muitas vezes enfrenta na sociedade.
“Somos pais surdos e, quando eles [os filhos] nasceram, a primeira língua deles já foi Libras. Quando vemos eles fazendo comunicação, nós ficamos felizes em receber carinhoso”, frisou Josiane.
Informações: G1