Acidente causou destruição na cidade.
O município de Jataizinho, na região norte do Paraná, já está conseguindo restabelecer o abastecimento de água, após o rompimento de um reservatório de 1 milhão e 200 mil litros, que aconteceu na madrugada de quarta-feira (15/3).
A força da água destruiu casas, arrastou veículos e deixou uma pessoa ferida. Todo o abastecimento da cidade foi comprometido e, para fornecer água à população, a prefeitura precisou usar caminhões-pipa emprestados pelos municípios vizinhos de Ibiporã, Assaí, São Sebastião da Amoreira, Santa Cecília do Pavão e Nova Santa Bárbara.
O reservatório pertence ao SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto), autarquia municipal responsável pela água e o esgoto em Jataizinho.
Segundo o prefeito Vilsinho Quirino, foi necessário conectar outros dois reservatórios à rede, mas faltava uma peça: “O deputado Tiago Amaral prontamente nos ajudou, entrando em contato com o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, João Carlos Ortega, e com o diretor comercial da Sanepar, Elerian Zanetti (Toco). Assim, nessa mobilização, acharam a peça em Maringá e ela veio logo para Jataizinho”.
Ajuda urgente
O deputado Tiago Amaral explica que a situação pedia uma ação rápida: “É impossível viver sem água. Jataizinho tem mais de 12 mil habitantes. Então, dá para imaginar o transtorno para tantas famílias. Mas conseguimos fazer essa articulação com bastante agilidade e, como resultado, agora o abastecimento está voltando ao normal. Fico feliz em poder ter ajudado num momento tão difícil”.
O prefeito conta que a religação foi feita ainda de madrugada e a previsão é que a água volte às torneiras em toda a cidade até o fim da tarde desta quinta-feira (16/3).
Parceria antiga
“Na emergência causada pelo rompimento em Jataizinho, foi fundamental ter a colaboração do deputado Tiago Amaral. Nós somos uma autarquia municipal e o socorro veio da Sanepar, graças à intermediação dele”, afirma o prefeito Vilsinho.
Ele lembra que a parceria entre Jataizinho e Tiago Amaral já é antiga: “Ele é um dos deputados que mais nos ajuda. É nosso representante junto ao governo do estado e queremos reafirmar o agradecimento do município e do SAAE nessa situação que estamos passando”.