O juiz eleitoral de Apucarana, Rogério Tragibo de Campos, recebeu na manhã desta quinta-feira (1º), representantes da Polícia Civil, Polícia Militar (PM) e Guarda Civil Municipal (GCM), para alinhar sobre a segurança durante as Eleições 2022, que ocorrem no dia 2 de outubro. No total, serão 29 locais de votação no município, sendo que os maiores pontos são UTFPR, Colégio São José, Glorinha, Nilo Cairo e Platão.
“Fizemos essa reunião para que o leitor apucaranense possa votar em segurança e em paz. As pessoas que precisarem de ajuda ou tiver alguma denúncia durante o dia de votação podem acionar os policiais e guardas que serão atendidos prontamente. É importante que cada pessoa possa votar em seu candidato com segurança e que a urna preserve a escolha feita por este eleitor”, explica o juiz.
Rogério ainda reforça sobre a proibição do uso de celular nas salas de votação. “O eleitor não pode entrar com celular na cabine portando o telefone. Ele vai ter que deixar o celular em uma mesa destinada para isso. Essa medida é para evitar que o eleitor tire foto ou filme o momento sigiloso. Vale lembrar que isso é crime”, observa.
Locais de votação
No total, serão 29 locais de votação em Apucarana. Os maiores lugares, conforme a chefe de Cartório Eleitoral, Andréa Silva Milanin, são UTFPR, e os colégios São José, Glorinha, Nilo Cairo e Platão. “O juiz eleitoral em reunião com as forças de segurança manteve a mesma estratégia de outras Eleições, não houve mudança. Em cada local de votação terá ao menos duas viaturas policiais”, explica.
Quanto à segurança particular, Andréa informa que há uma licitação correndo no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para a contratação de segurança particular. “Essa possível segurança será somente na sexta, no sábado e no domingo durante o final de semana das Eleições, e apenas no Fórum Eleitoral de Apucarana”, complementa.
TNOnline