A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), está investindo R$ 212.208,49 – em recursos próprios, para o reforço da sinalização viária das vias urbanas. O projeto techo total de 13.717 metros quadrados, abrangendo as Ruas: Marabu; com serviço já iniciado, Pombas, Perdizes, Tucanos, Rolinhas, Pica-pau, Drongo, Avenida Gaturamo, Rouxinol e Tangará. Conforme o secretário da pasta, Paulo Argati, a ação permite uma melhor infraestrutura para o trânsito, trazendo mais segurança aos motoristas e pedestres. “ Por meio da Diretran, que é a diretoria de Trânsito, fizemos um este estudo e iniciamos os serviços. É importante mantermos a regularidade dos trabalhos que vão ao encontro de um trânsito seguro para Arapongas”, disse. Argati também citou que as novas pinturas da sinalização viária são feitas no período da noite para não atrapalhar o fluxo dos veículos ou pedestres.
Um novo estudo será realizado – por meio da Sestran, para a inclusão de demais vias urbanas no projeto. “ Nesta etapa, priorizamos essas vias com grande fluxo e que cortam o centro. Contudo, vamos viabilizar outro projeto para estender os serviços. Sendo mais uma ferramenta a ser usada para a diminuição dos acidentes e óbitos no trânsito”, acrescentou.
MAIS NO TRÂNSITO – Ainda neste sentido, a Sestran já realizou outros investimentos, como por exemplo, na implantação do chamado “bolsão para motociclistas” – espaço destinado para as motos nos cruzamentos semafóricos e que foi inserido no Código de Trânsito, Brasileiro (CTB). O local escolhido foi o cruzamento da Rua Perdizes com a Avenida Gaturamo, nos dois sentidos da pista. Ações educativas, como o Maio Amarelo, que em 2022 alcançou 3.312 pessoas. Além da retomada da Escolinha de Trânsito e Cidadania que atende alunos dos 3º anos das escolas municipais, com o objetivo de conscientizar futuros motoristas. De forma lúdica, a Escolinha trata questões de segurança no trânsito para as crianças, com atividades para os alunos dos 3º, 4º e 5º anos.
Prefeitura de Arapongas