A Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu diversas atividades alusivas ao Dia do Folclore Brasileiro – celebrado no último dia 22. A Escola Municipal Padre Chico realizou uma programação exclusiva. Através da disciplina de Música e Dança, os alunos dos 4º e 5º anos apresentaram danças folclóricas, entre elas: a ciranda, o carimbó, o frevo e o boi bumbá. Histórias sobre lendas folclóricas foram contadas por meio de fantoches; enaltecendo as mais conhecidas: Iara e Vitória Régia. Escolas como a Albor Pimpão Ferreira, do Jardim Lorena, Diomar de Oliveira Pegorer, na Vila Aparecida e Júlio Savieto, Centro, também realizaram trabalhos voltados ao tema. CULTURA – Na mesma temática, a Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Eventos (Secle), por meio da Biblioteca Municipal Machado de Assis, realizou a exposição “Folclore Brasileiro”. A exposição de cartazes relacionados ao folclore – desenvolvidos por alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s) e das Escolas Municipais. A exposição “Folclore Brasileiro” foi uma parceria da Secle com a Secretaria Municipal de Educação (Semed).
VOCÊ SABIA?
Folclore são manifestações da cultura popular típicas de determinada região. Ela está inserida em diversos lugares, como dramaturgia, danças, histórias e representam, acima de tudo, a identidade social de um povo. O Dia do Folclore surgiu em 1965, após um decreto assinado pelo presidente Humberto Castello Branco, oficializando a data. A partir de então, o dia 22 de agosto passou a ser celebrado como o Dia do Folclore em todo o país.
A preocupação em divulgar o folclore brasileiro surgiu durante a Semana da Arte Moderna, em 1922, onde várias obras apresentadas tiveram como inspiração o folclore. Em 1947, foi criada a Comissão Brasileira de Folclore.
Prefeitura Municipal de Arapongas