A Prefeitura Municipal de Arapongas, através da Diretoria de Trânsito e Guarda Municipal, em parceria com o Rotary Club Arapongas Gralha Azul e com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, Ciretran-Arapongas, diversos clubes de serviço e empresas privadas, lançaram no dia 12 de Dezembro uma Campanha de Trânsito de fim de ano, que se estenderá até o dia 23 de Dezembro.
O período natalino foi escolhido, pois embora festivo, também é um período de reflexão, sendo assim, o objetivo das entidades é alertar a população para os altos índices de mortos e feridos no trânsito, que nesta época aumentam consideravelmente, principalmente nas rodovias.
Em Arapongas, nos útimos 5 anos (2011 a 2015), o trânsito matou 68 pessoas e feriu outras 3626, considerando apenas os acidentes no perímetro urbano (excluindo as rodovias). Em 2015, até o fechamento do mês de novembro, foram registrados 922 acidentes, nos quais tivemos 497 feridos e 11 mortes.
Para o lançamento da campanha, foi realizado com o apoio da Funerária Acácias, um velório simbólico de uma vítima de trânsito, onde na urna fúnebre foi instalado um espelho, com o intuito que a pessoa que por alí passasse, visualizasse sua própria imagem no interior da urna. O objetivo foi que cada pessoa refletisse que poderia ser a próxima vítima de trânsito. Quem passou pelo evento de alguma forma foi tocado, pois além do velório, os voluntários dos clubes de serviço se fantasiaram do personagem “morte” e “anjos” e distribuiram um panfleto onde constavam “10 Dicas para morrer logo”, ou seja, o apontamento de 10 condutas praticadas por muitos infratores e que diariamente causam a morte de várias pessoas no trânsito. Todo esse teatro foi uma forma de sensibilizar as pessoas que prestigiaram a campanha, mas longe desta fantasia, houve a exposição de imagens que mostram a realidade do nosso município, fotos de acidentes de trânsito ocorridos na nossa cidade e vídeos capturadas pelos Sistema de Vídeo-monitoramento da Guarda Municipal.
Nos próximos dias, a campanha terá outras vertentes, buscando conscientizar não apenas motoristas, mas também focando para os grupos mais vulneráveis no trânsito, os pedestres e ciclistas, que representam uma classe que vem crescendo nas estatísticas de vítimas no trânsito.
Fonte:Facebook Guarda Municipal de Arapongas