Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Centro Municipal Especializado (Cemear), realizou na última semana, o Curso de Comunicação Suplementar Alternativa, no Auditório da Prefeitura Municipal. A ação foi ministrada pela palestrante Sandra Regina Carriel, gerente da Educação Especial de Rolândia, para os professores da Educação Especial do Município de Arapongas.
O que é a Comunicação Suplementar e Alternativa?
A CSA é uma área de prática e pesquisa, clínica e educacional para crianças e adultos que envolve um conjunto de ferramentas e estratégias utilizadas para resolver desafios cotidianos de comunicação de pessoas que apresentam algum tipo de comprometimento da linguagem oral, na produção de sentidos e na interação.
As ferramentas da CSA incluem material específico, entre eles, conjuntos de sinais gráficos desenvolvidos especificamente para a comunicação alternativa, agrupados em categorias sintáticas e semânticas, além da utilização de fotos, palavra escrita e alfabeto.
Os símbolos gráficos podem ser organizados a partir de recursos de baixa tecnologia como uma simples folha de papel, até alta tecnologia como computadores e tablets, que através de ações e estratégias clínicas, terapêuticas e pedagógicas na elaboração e acesso aos símbolos se transformam em comunicação.
O princípio da CSA é conceber que a comunicação possa ser realizada de outras formas além da fala, como um olhar compartilhado, expressões faciais, gestos, toque, escrita, apontar de símbolos, imagens ou equipamentos com voz sintetizada, que permitam a interação.