Atualmente o uso do forro de gesso está cada vez maior, ele tem presença garantida nas reformas e construções brasileiras, por apresentar praticidade, agilidade e um ótimo acabamento. Basicamente ele serve para delimitar espaços e dar suporte para a iluminação, conforme o layout do ambiente o gesso auxilia na demarcação dos espaços. Em reformas é muito eficaz, pois garante a ramificação da iluminação do ambiente em pontos estratégicos.
O gesso usado junto com a iluminação torna o ambiente muito mais aconchegante. A iluminação pode ser trabalhada em dois tipos: indireta e direta, o uso de ambas no mesmo ambiente possibilita a criação de cenas diferenciadas para determinadas atividades.
A iluminação indireta é trabalhada no gesso nas chamadas sancas iluminadas, que são rebaixos no gesso com iluminação internamente. Estas sancas seguem algumas especificações para a execução, devem ter no mínimo 10cm de altura, neste rebaixo são colocadas fitas de LED ou lâmpadas T5.
Neste salão de festas utilizamos a sanca iluminada para delimitar o espaço da mesa de jantar.
Neste living usamos a sanca iluminada para além de delimitar a mesa de jantar dar suporte espacial para os 2 pendentes.
Neste quarto propomos a sanca iluminada em cima da cama, para setorizar o local dela.
Neste living utilizamos a sanca iluminada para separar a área da cozinha do estar.
A iluminação direta é trabalhada com luminárias embutidas, seu efeito dependerá da luminária e lâmpada escolhida, no mercado hoje existe uma infinidade de modelos. Para esta iluminação ficar embutida o forro deve estar 15cm abaixo da laje existente.
Neste living utilizamos um rebaixo único e distribuímos a iluminação.
Nesta gourmeteria distribuímos a iluminação de acordo com a necessidade, através do rebaixo de gesso.
Nesta cozinha foi proposto um rebaixo único de gesso com iluminação distribuída, proporcionando uma intensidade de luz maior para trabalho.
Neste estar propomos uma iluminação uniforme para todo o ambiente, com o rebaixo de gesso embutimos as luminárias.
Nos ambientes é possível abusar com o forro de gesso e a iluminação para evidenciar lugares, texturas, criar diferentes efeitos, setorizar mobiliário como:
– Iluminar revestimentos de diferentes espessuras, revestimentos 3D intensificam a beleza própria do revestimento.
Rasgo no gesso com iluminação direcionada para o revestimento.
Rasgo no gesso com iluminação direcionada para o papel de parede.
Luminária embutida no gesso iluminando a marcenaria.
– Em banheiros o uso de sancas retas, fechadas com iluminação embutida delimitando a área da bancada aumentam a incidência de luz para quem utiliza a bancada.
Para conseguir os efeitos citados é necessário elaborar um detalhamento. A especificação de alturas, dimensões de sancas e rebaixos, de iluminação são colocados no Projeto de Gesso e na Planta de Pontos de Iluminação onde reunirá todas as informações necessárias para a execução. O auxílio de um profissional da área para elaborar esta especificação garante que tudo será executado no seu devido lugar, proporcionando efeitos impressionantes.
VANESSA BACON – Arquiteta e Urbanista
ESCRITÓRIO ESPAÇO & CASA ARQUITETURA E INTERIORES
Rua Condor, 136 Centro Arapongas PR. Fone (43) 3276–5518
Facebook.com/espacoecasa
Os artigos assinados são de responsabilidade dos colunistas