Início » Luiz Francisconi Neto (PSDB) é eleito novo prefeito de Rolândia
Geral

Luiz Francisconi Neto (PSDB) é eleito novo prefeito de Rolândia

Compartilhe no WhatsApp

Luiz Francisconi Neto (PSDB), conhecido como Doutor Francisconi, foi eleito novo prefeito de Rolândia, no norte do Paraná, em eleições realizadas neste domingo (6). O mandato vai até o dia 31 de dezembro de 2016.
Ele recebeu 14.769 votos (49,40% dos votos válidos). José de Paula Martins (PSD), presidente da Câmara e que assumiu o Executivo interinamente, teve 8.506 votos (28,45% dos válidos), enquanto João Ardigo (PSB) recebeu 6.621 votos (22,15% do total válido).
As eleições em Rolândia foram marcadas após o então prefeito Johnny Lehmann (PTB), reeleito em 2012, ter o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em abril de 2015.
Ao todo, 34.372 eleitores votaram neste domingo. A abstenção, de acordo com a Justiça Eleitoral, foi de 24,36% (11.070 eleitores). Foram registrados ainda 2.223 votos brancos e outros 2.253 nulos.
O novo prefeito de Rolândia tem 47 anos, nasceu em Londrina, também no norte do Paraná, e é médico. A data da posse de Francisconi será definida pela Câmara Municipal de Rolândia.

Entenda a situação
O mandato de Johnny Lehmann foi cassado pela primeira vez em 2013 no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pela utilização indevida dos meios de comunicação durante a eleição de 2012, após um jornal impresso da cidade veicular notícias enaltecendo sua administração.
A decisão do TRE apontou que, no período de um ano, a tiragem do jornal alcançou mais de 20% da população de Rolândia, e as edições tinham materiais de apoio à reeleição de Lehmann.
À época, o prefeito entrou com um recurso no TSE e conseguiu uma liminar o autorizando a ficar no cargo. Esta primeira liminar foi cassada em dezembro de 2014 pela ministra do TSE Maria Thereza de Assis Moura. Com isso, o prefeito deixou o cargo.
A defesa de Lehmann entrou novamente com uma ação cautelar, aprovada desta vez pelo ministro Dias Toffoli, em janeiro de 2015, que o manteve no cargo até 23 de abril, quando o TSE decidiu pela cassação e a inelegibilidade do então prefeito.francisconi_2

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Nune’s Restaurante

Emprego – Honpar

Explosão de Milagres

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: