A Prefeitura de Arapongas, através da Secretaria de Educação concluiu a elaboração do PCCR – Plano de Cargos, Carrera e Remuneração do Magistério. O novo PCCR foi estudado por uma comissão, formada por representantes dos professores do Ensino Fundamental, professores da Educação Infantil, representantes dos dois sindicatos da classe a APP Sindicato e o SISPAMA, e da Secretaria Municipal de Educação.
Durante os estudos muitos temas foram discutidos em Assembleia para então retorno da análise da comissão. Vale ressaltar, que antes do envio do PCCR para a Câmara de Vereadores o resultado do trabalho da comissão foi disponibilizado nas unidades escolares de ensino para análise e sugestões dos interessados.
A comissão concluiu a elaboração do Plano em julho e, após a análise dos interessados nos estabelecimentos de ensino, o PCCR foi encaminhado para análise do Poder Legislativo, no dia 04 de novembro.
Entre os pontos do PCCR que trarão benefícios aos educadores está a instituição da hora atividade para professores da Educação Infantil. O complemento do reajuste de 13.01% do Piso Nacional para a Educação Fundamental e Infantil, que refletirá em todos os níveis da tabela.
Outro ponto a se destacar, é que atualmente as coordenadoras de CMEIs trabalham 40 horas e recebem por 30 horas, no novo PCCR receberão sobre as 40 horas trabalhadas. Também haverá concessão de licença especial (licença prêmio) a partir de 2016 e aumento de 2% da classe B para C e de 5% da classe C para D.
O PCCR contempla previsão de reformulação periódica, por isso, ajustes necessários poderão ser realizados, oportunizando novas conquistas, previsto também no PME — Plano Municipal de Educação. O Plano garante também a eleição direta para escolha dos diretores das escolas municipais e CMEIs.
Segunda a secretária de Educação, Elizabete Humai de Toledo, a conclusão da elaboração do PCCR é o resultado do comprometimento de todos os envolvidos que estudaram de forma minuciosa cada detalhe para proporcionar benefícios aos profissionais do magistério.
“Mais um grande objetivo foi alcançado, e graças ao esforço de todos foi possível concluir esse Plano tão almejado pelos nossos profissionais e enviar a tempo para análise Câmara de Vereadores. Um sentimento de dever cumprido”, frisou a secretária.
O prefeito Padre Beffa ressalta que a elaboração do PCCR foi mais uma grande conquista da administração. “Estamos muito satisfeitos por concluir esse Plano, pois mais do que proporcionar benefícios o PCCR garante direitos aos profissionais da Educação, os quais são de extrema importância para a motivação dos mesmos e garante uma Educação de qualidade aos nossos alunos. Sem dúvidas vivemos um grande momento na Educação de Arapongas, em todos os sentidos”, declarou o prefeito.