Início » Pesquisadores do Estado apresentam técnicas para substituir fertilizantes em Londrina
Paraná em Notícias

Pesquisadores do Estado apresentam técnicas para substituir fertilizantes em Londrina

Uso de fertilizantes
Uso de fertilizantes
Compartilhe no WhatsApp

Cerca de 100 pesquisadores, técnicos, produtores e estudantes participaram na manhã desta sexta-feira (8) do seminário “Estratégias para o uso eficiente de fertilizantes”, evento organizado pelo IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater) na ExpoLondrina. O assunto ganhou nova importância neste ano com a guerra na Ucrânia.

Recentemente, pesquisadores do IDR-Paraná, incluindo os palestrantes do seminário, divulgaram uma nota técnica sobre o uso racional de fertilizantes. Ela destaca a diversidade da agropecuária paranaense e a importância do Estado como produtor de grãos e proteínas animais.

Acentua, ainda, que o setor do agronegócio é um dos principais componentes da matriz econômica estadual, e pondera que a maioria dos solos apresenta elevada acidez e baixos teores de nutrientes. A correção da acidez do solo e a adubação historicamente proporcionaram maiores incrementos na produtividade da maioria das culturas.

Há estratégias de curto, médio e longo prazo para aumentar a eficiência no uso de fertilizantes. Uma delas é a calagem, técnica de preparo de solo com adição de calcário para neutralizar a acidez, ou a gessagem, que consiste no uso de gesso agrícola, rico em cálcio e sulfato, que melhora a exploração do solo pelas raízes. Com isso, aumenta a absorção de água e nutrientes pela planta.

Também ganha espaço na discussão o manejo conservacionista do solo e da água, com uso de resíduos culturais e plantas de cobertura depositados na superfície para posterior incorporação biológica.

“É um debate atual e de extrema relevância para o agronegócio paranaense e brasileiro que, certamente, não se encerra aqui. Abrir espaço na ExpoLondrina para essa discussão é fundamental”, disse a diretora de pesquisas do IDR-Paraná, Vânia Moda Cirino.

A pesquisadora Graziela Moraes Cesare Barbosa apresentou dados obtidos em mais de 30 anos de experimentação, iniciada no antigo Iapar (Instituto Agronomico do Paraná), que mostra a viabilidade do usar dejetos da criação de suínos, aves e bovinos para substituir, com vantagens, os fertilizantes químicos. “É possível utilizar os resíduos sem contaminar o solo e as águas em acordo com o ambiente e manter a produtividade”, disse. “Mas é preciso usar com critério, e não como descarte”

A importância de trabalhar o perfil do solo no sentido de favorecer o desenvolvimento das raízes das plantas e, assim, reduzir o estresse das lavouras para aumentar o aproveitamento de água e nutrientes foi o tema abordado pelo pesquisador Cezar Francisco Araújo Júnior. Dentre as diversas práticas possíveis para esse fim, ele destacou a manutenção do solo coberto. “A cobertura vegetal permanente é a chave do sucesso em sistemas de produção conservacionistas”, disse.

Já o pesquisador Luiz Antônio Zanão defendeu a necessidade de observar detalhadamente as características físicas, químicas e de biologia do solo. “Às vezes, nem é preciso fazer adubação com determinado nutriente”, ensinou.

O IDR-Paraná também se colocou à disposição dos produtores de todo o Estado para trabalhar de maneira eficiente o uso de fertilizantes nos próximos anos.

Agência Estadual de Notícias

 

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Pousada Por do Sol

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Edital de Convocação – Clique

Kombucha da Si – Clique Vídeo

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: