Início » Apucarana recebe a primeira família de refugiados da guerra na Ucrânia
Apucarana

Apucarana recebe a primeira família de refugiados da guerra na Ucrânia

UCRANIO (5)
UCRANIO (5)
Compartilhe no WhatsApp

A primeira família de refugiados da guerra na Ucrânia chegou hoje (28) em Apucarana. As cinco pessoas, três adultos e duas crianças, foram recepcionados por um grupo de apucaranenses, liderado pelo prefeito Junior das Femac, vice-prefeito Paulo Vital e as secretárias Maria Agar (Cultura) e Denise Canesin (Mulher e Familia); além do secretário Nicolai Cernescu Junior (Gestão Pública). As mulheres receberam flores e presentes; e as crianças ganharam bolas, chocolates e brinquedos.

De início, Rodrigo Rocha Coutinho (52), brasileiro casado com Olena Rudenko (55), e os filhos Milana Litvnova (8), Mikhailo Litnova (5) e Anastasia Litnova (34) ficarão alojados numa chácara da Diocese de Apucarana. Na chegada, Rodrigo relatou horrores do ataque russo. “Morávamos em Kharkvi, cidade situada a apenas 20 quilômetros da fronteira com a Rússia e que foi uma das primeiras cidades bombardeadas. Todos nós ficamos muito assustados com o terror das explosões contínuas. Graças a Deus conseguimos fugir para Kiev e depois alcançar a Polônia”, contou Rodrigo.

Em Apucarana, que mantém a maior colônia ucraniana do Norte do Paraná, a família vai receber alimentação da prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social. “Vamos oferecer aulas de português a todos, apoio psicológico e também empregos”, anunciou o prefeito Junior da Femac, acrescentando que, temporariamente, a família irá permanecer num sobrado, na chácara da Diocese.

De acordo com Junior, a vinda dos refugiados é resultado do ofício encaminhado no final do mês de fevereiro à Embaixada da Ucrânia no Brasil, no qual o município se colocou à disposição para acolhimento de possíveis refugiados que chegassem ao país. “A Ucrânia tem 45 milhões de habitantes e atualmente há um movimento de refugiados, para dentro ou fora do país, de 10 milhões de pessoas. É um contingente muito grande, mas o que cada cidade brasileira puder fazer será uma ajuda muito importante”, avalia Junior da Femac.

O acolhimento da primeira família foi no terminal rodoviário. O segundo grupo, composto por 11 pessoas, deverá vir a Apucarana nos próximos dias. “Nos últimos dias fomos procurados e estamos mantendo contatos diários com o embaixador da Ucrânia no Brasil, Anatoliy Tkach, e também com outros membros da representação ucraniana, como  Vitor Boiko”, informou.

Segundo ele, a embaixada está conseguindo com empresários brasileiros que têm ligação com a Ucrânia o pagamento das passagens aéreas e de outras despesas durante o translado, como hotel e alimentação. Foi o que aconteceu com a família que foi acolhida em Apucarana. “As passagens foram pagas pelo Grupo AIZ, de São José dos Pinhais. A família ficou hospedada por alguns dias num hotel da cidade, na região metropolitana de Curitiba e São José dos Pinhais.

A residência oferecida à família refugiada da Ucrânia é totalmente mobiliada e com todos os eletrodomésticos necessários.

A prefeitura já se prepara para receber o segundo grupo de refugiados. “São onze pessoas, sendo quatro adultos e sete crianças que, atualmente, estão em Istambul, na Turquia, aguardando trâmites burocráticos, visando a sua liberação para vir para o Brasil.

A secretária municipal de Assistência Social, Ana Paula Nazarko, informa que a população que quiser colaborar com doações deve procurar o Centro Social Urbano, localizado no Parque Bela Vista. “Pedimos para que as pessoas não façam a doação diretamente, pois há muitos aspectos que precisam ser considerados, como culturais e  a manutenção de um ambiente tranquilo para esta família ucraniana que fugiu da guerra”, pondera.

UCRANIO (4)
UCRANIO (3)
UCRANIO (2)
UCRANIO (1)
UCRANIO (6)
UCRANIO (7) UCRANIO (10)

 

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Pousada Por do Sol

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Edital de Convocação – Clique

Kombucha da Si – Clique Vídeo

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: