No próximo dia 27 o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência recebe mais uma ambulância SAMU 192 doada pelo Governo Federal através do Ministério da Saúde. Com isso o serviço ganha mais um importante reforço e demonstra a atenção da Secretaria Municipal de Saúde ao setor de resgate, urgência e emergência do município, que acabou se transformando em uma referência para a região, tendo inclusive motivado elogios tanto da população, como dos próprios profissionais que atuam neste atendimento.
Os secretário de Saúde, Antonio Garcez Novaes Neto, destaca algumas medidas que acabaram emprestando este ‘status’ de exemplo e eficiência, sendo elas o aumento das equipes, aquisição de novas ambulâncias e equipamentos de suporte técnico e a valorização dos profissionais que atuam neste importante serviço, que integra a Política Nacional de Urgências e Emergências.
“Quando esta administração assumiu, o município contava com duas equipe do SAMU e hoje tem três delas prestando serviço 24 horas e nos auxiliando em nossa intenção de reduzir o número de óbitos em acidentes, diminuir o tempo de internação e as sequelas decorrentes da falta de socorro precoce”, exemplificou o secretário.
Conforme a enfermeira Raquel Cristina Carvalho Souza, coordenadora do SAMU de Arapongas, o serviço passou por um avanço qualitativo e quantitativo nos últimos anos, decorrente de uma política de valorização e melhor estruturação do setor. “Em caso de acidentes a primeira providência é acionar o SAMU, por isso a demanda exige constantes investimentos, que via de regra estão sendo viabilizados, em prol de um atendimento de socorro à altura das necessidades da população”, disse.
Ela acrescenta que em média, o SAMU de Arapongas atende cerca de 500 ocorrências por mês, sendo que a maior incidência envolve atendimentos relacionados a parte clínica. “Quando nossas equipes assumem a rotina de trabalho, não imaginam o que podem encontrar pela frente e por isso temos que estar preparados, com equipamentos e profissionais altamente qualificados”, acrescenta a coordenadora.
O prefeito padre Beffa comentou sobre o trabalho realizado pelas equipes do SAMU, que são um exemplo de abnegação, dedicação e profissionalismo na sua tarefa diária de salvar vidas. “Atuando no limite entre a vida e a morte, eles podem ser considerados os anjos da guarda da comunidade em sua nobre missão de preservar a vida e por isso, merecem toda nossa admiração e respeito”, resumiu o prefeito.
Atualmente o SAMU de Arapongas conta com uma estrutura formada por 35 profissionais, entre técnicos, enfermeiros e médicos e três ambulâncias, que podem ser acionadas através do 192.