Nesta segunda-feira (29), a Secretaria de Educação retomou às atividades do 2º semestre letivo nas Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei’s). Priorizando por um ensino de qualidade, todos os professores da rede passaram por capacitações nos dias 25 e 26 de julho.
Divididos em grupos, os professores da Educação Infantil (berçário e maternal I) participaram de palestras sobre o tema: “ A importância do brincar na educação infantil”, já os que atuam no Pré-I e II acompanharam palestras sobre: “ Os novos desafios da Ed. Infantil”. Os professores do Ensino Fundamental I trataram da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que passa a ser o documento norteador das escolas de todo país, o Referencial Curricular do Paraná e a organização do Planejamento Docente baseados nestes documentos, além de oficinas de “Contação de Histórias” e “Musicalização”, ministradas pela Escritora e Contadora de Histórias, Fernanda Munhão.
Na parte de Robótica Educacional, 45 professores participaram de palestras com conteúdos de suporte e aprimoramento dos conhecimentos sobre os “Mini Bots”- que possuem a interface com cinco programações, sendo que cada uma tem sua função específica, além da montagem de um projeto contemplado no material “Guia de Montagem”, que disponibiliza o passo a passo, sendo explanado por professores e por quase 6 mil alunos do Ensino Fundamental I e Classe Especial.
Conforme o secretário de Educação, Professor Peta, o aprimoramento de técnicas voltadas à educação beneficiam tanto os alunos, como os professores, dentro e fora de sala. “A educação é um processo sem fim, não paramos depois de obter um diploma e iniciar uma carreira. Através da formação continuada, os professores podem melhorar continuadamente suas habilidades e se tornarem mais proficientes em seus trabalhos, permitindo-lhes criar instruções relevantes e adaptadas para os alunos de hoje”, assegurou.