A Secretaria Municipal de Saúde, através da Central de Ambulâncias divulgou nesta quarta-feira (08) o relatório de atendimentos efetuados no primeiro quadrimestre de 2019. Em janeiro foram registrados 2.005 transportes para fins de tratamentos médicos, em fevereiro o número subiu para 3.380, março foram 3.501 e abril 3.882, totalizando 12.768.
A Central de Ambulâncias de Arapongas transporta pacientes encaminhados através da Secretaria de Saúde e que precisam de deslocamento para os tratamentos médicos, entre eles fisioterapia, hemodiálise e oncologia, não apenas dentro do município, mas também em outras cidades, como Apucarana, Londrina, Maringá, Curitiba e região metropolitana.
Atualmente o setor conta com cinco ambulâncias básicas, que prestam atendimentos não emergenciais (para pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção), sendo duas na própria Central, uma no 18 Horas do Conjunto São Bento, uma no 18 Horas do Flamingos e uma na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA). Três veículos de passeio são utilizados no transporte em viagens mais longas, duas vans são utilizadas para os tratamentos de fisioterapia e hemodiálise locais, além de três micro-ônibus que se deslocam regularmente para Londrina e Curitiba.