Prof. Cláudio Silva

Viver é uma questão de sabedoria! ( Crônica do Prof. Cláudio Silva)

Compartilhe no WhatsApp

“Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance a sabedoria”   (Salmo 90,12)

Um semestre já se foi, e quando olhamos para o calendário, constatamos  que temos pouco mais de noventa dias para concluir o que projetamos para este ano. Esta é uma realidade a ter sempre presente, amigo leitor, o tempo irremediavelmente passa para todos nós.

Recentemente um grupo de amigos, com os quais estudei por alguns anos no seminário, se reencontrou depois de quarenta anos. Quantas lembranças, de um importante período fundamental da nossa existência, que serviu para forjar a estrutura pessoal para os futuros embates da vida! Em cada companheiro, calorosamente abraçado, as marcas da passagem do tempo estavam bem gravadas, e podiam ser percebidas em todos nós no físico, sobretudo na face. Mas também é visível que em cada um ainda palpita aquela chama de um coração puro de garoto, que há quarenta anos tinha muitos sonhos. Vários já foram conquistados, outros permanecem latentes como metas,  e isso é importante, porque mantém o fascínio de seguir em frente. 

O desafio permanente da vida é o de transformar sonhos em projetos concretos, com objetivos claros, metas a ser atingidas mediante estratégias bem definidas e prazos estipulados. E trabalhar dedicadamente a cada dia por eles. Neste sentido é oportuna a máxima de Santo Inácio de Loyola: “Aja como se tudo dependesse de você, sabendo bem que, na realidade, tudo depende de Deus.” A consciência de que cada novo dia é um presente divino que deverá ser vivido da melhor forma possível. Os frutos ficarão como um legado da nossa passagem por aqui.

Uma das lições abstraídas do reencontro com os meus amigos, é que na vida devemos, e podemos, focar o essencial, porque tudo o mais passa, e muito rapidamente.

Pense nisso!
07 de agosto de 2018

*Cláudio Silva é mestre em Educação, ex- Secretário de Educação de Apucarana-PR e ex- presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação-UNDIME/PR. Diretor da Escola Nossa Senhora da Alegria.    (mais textos do professor poderão ser acessados no site www.profclaudiosilvaeducacional.com  )
 

Molicenter Sup Ofertas 18/10

Molipark

Solução Informática e Tecnologia