Prefeitos discutem novas alternativas com secretários e órgãos do governo – Ednotícias
Apucarana

Prefeitos discutem novas alternativas com secretários e órgãos do governo

Prefeitos da Amuvi participaram de reunião no Palácio das Araucárias e avaliaram plano regional de desenvolvimento

Dando seqüência à discussão do Plano Regional de Desenvolvimento para o Vale do Ivaí, que está sendo preparado pela Paraná Projetos, prefeitos de dezessete municípios se reuniram ontem, em Curitiba, com os secretários de desenvolvimento urbano, Silvio Barros; e de desenvolvimento econômico, Virgílio Moreira Filho. Também participaram representantes da Paraná Projetos, Fomento Paraná, Emater, Agência Paraná Desenvolvimento, e Banco Regional de desenvolvimento Econômico (BRDE).

Na abertura da reunião, o secretário Silvio Barros disse que a proposta da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí, que busca ajuda do estado para novas alternativas de desenvolvimento, é viável e a governadora Cida Borghetti já sinalizou favoravelmente. “As vocações naturais da região estão sendo alavancadas, para viabilizar um plano regional de desenvolvimento”, anunciou Barros, acrescentando que o trabalho deve ser finalizado ainda neste ano pela Paraná Projetos.

O secretário especial do desenvolvimento econômico, Virgílio Moreira Filho, considerou positivo o interesse coletivo da região, confirmado pela presença de dezessete prefeitos do Vale do Ivaí. “Nós temos instrumentos que podem contribuir neste processo, e que estão à disposição dos municípios”, assinalou Moreira Filho, citando o BRDE, a Emater, a Fomento Paraná e a Paraná Projetos.

O prefeito de Apucarana e presidente da Amuvi, Beto Preto, reiterou que os gestores públicos da região estão unidos em torno deste projeto de desenvolvimento regional. “O Vale do Ivaí tem vários atrativos, como a agricultura, fruticultura, turismo religioso e turismo de aventura, entre outros, que podem ser explorados economicamente, gerando mais emprego e renda na região”, comentou.     

Segundo o presidente da Amuvi, tudo está sendo feito com o aval do governo, que colocou vários órgãos de governo para estudar, planejar e prospectar alternativas viáveis. “Tudo isso vem de encontro com o que está sendo feito pelo Território do Vale do Ivaí; é um projeto de todos para o bem comum”, frisou.    

Conforme pondera Beto Preto, as pessoas precisam de trabalho e os prefeitos da Amuvi estão mobilizados neste sentido. Ele citou como exemplo a mecanização nas lavouras de cana, que já está acontecendo e vai deixar muita gente sem trabalho. “Estamos buscando novas oportunidades de investimentos na região, com uma atuação técnica na Amuvi. Meu compromisso está focado no desenvolvimento econômico da região, independente de termos a adesão de dezessete ou de vinte e seis municípios no Vale do Ivaí”, comentou Beto Preto.

ALTERNATIVAS – O superintendente da Paraná Projetos, Cyllenio Pereira, disse que a reunião foi bastante produtiva. “Observamos que os prefeitos estão preocupados em criar novas alternativas de emprego e renda, e o estado está colocando à disposição vários órgãos técnicos, que trabalham para formatar um plano regional de desenvolvimento”, avaliou Cyllenio, que elogiou a iniciativa da Amuvi com este objetivo.       

O prefeito de Rosário do Ivaí, Ilton Kuroda, agradeceu a oportunidade dada pelo Governo do Estado, com sua estrutura técnica, visando buscar alternativas para o crescimento econômico do Vale do Ivaí. “Estamos satisfeitos com esta ação da Amuvi, sob a liderança do presidente Beto Preto”, enalteceu Kuroda.

Da reunião no Palácio das Araucárias participaram os prefeitos de Novo Itacolomi, Moacir Andreola; Marilândia do Sul, Aquiles Takeda; Faxinal, Ilson Cantagallo; Cruzmaltina (representado por Maurício Bueno); São João do Ivaí, Fábio Hidek; Mauá da Serra, Hermes Wicthoff; Cambira, Emerson Toledo; Grandes Rios, Antônio Cláudio Santiago; Godoy Moreira, José Gonçalves; Arapuã, Deodato Mathias; Rosário do Ivaí, Ilton Kuroda; Marumbi, Adhemar Rejani; Rio Branco do Ivaí, Gerôncio Rosa; Bom Sucesso, Raimundo Severino Junior; e de Jandaia do Sul, Benedito José Púpio.

Molicenter Sup Ofertas 21/08

Solução Informática e Tecnologia