Notícias Geral

O que se sabe sobre a doença misteriosa que deixa a urina preta na Bahia

Compartilhe no WhatsApp

O que estaria causando o problema?

Há algumas suspeitas do que estaria causando o problema nas pessoas. A principal delas ainda é a contaminação por metal pesado ou toxina em peixes que seriam consumidos pelas vítimas. Por precaução, a Secretaria de Saúde está realizando um cadastramento de estabelecimentos de comercialização de alimentos nas regiões de praia onde houve ocorrência de casos.

Os comerciantes foram orientados quanto às boas práticas de manipulação de alimentos, bem como as medidas de higiene a serem adotadas.

Há também a possibilidade de haver contaminação por vírus. Uma das suspeitas que está sendo analisada é a presença do Paraechovirus. O vírus, que já causou surtos no Japão e na Dinamarca, é transmitido por saliva ou mesmo pela respiração –em casos de maior aproximação com uma pessoa contaminada.

A possibilidade de que a doença seja causada por uma bactéria ainda não está descartada, embora seja uma causa menos provável.

Como tratar?
Segundo a Secretaria de Saúde, não há tratamento específico para os casos, já que não há certeza do que estaria causando. É apenas indicada a hidratação intensa do paciente por 48 a 72 horas. O uso de anti-inflamatórios é proibido.

Quais providências e análises feitas?

Uma série de laboratórios está envolvida no processo de investigação da doença. O processamento das amostras biológicas de 18 pacientes foi feito pelo Lacen (Laboratório Central da Bahia). Todas foram negativas para pesquisa de coprocultura e hemocultura.

Amostras de peixe in natura foram encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz (SP), para investigação de metais pesados. Duas amostras de peixes consumidas por pacientes foram enviadas para análise no Alabama (EUA). O Laboratório de Virologia da UFBA (Universidade Federal da Bahia) também está analisando se há presença de vírus em material coletado dos pacientes.

Já amostras de água de consumo humano foram coletadas nas quatro Estações de Tratamento de Água que abastecem Salvador, mas apresentaram resultados satisfatórios de cianobactérias.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: