Apucarana Geral

Biblioteca itinerante presente em cada sala de aula da rede municipal

Compartilhe no WhatsApp

A rede municipal de ensino vai começar o ano letivo de 2016 com todos os 22 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIS) e 37 escolas dotadas de bibliotecas itinerantes. A Autarquia Municipal de Educação (AME) acaba de receber mais 13.110 livros de literatura infantil que irão compor o acervo disponibilizado em cada uma das 300 salas de aulas, do 1º ao 5º ano, atendidas pelo município.

As obras literárias de autores como Ziraldo, Mauricio de Sousa e Ruth Rocha, entre outros, foram adquiridas com recursos próprios da AME, num investimento de R$ 250.364,00.

A proposta da AME, de equipar com bibliotecas itinerantes todas as salas de aula dos estabelecimentos de ensino da sua rede foi anunciada pela secretária Marli Fernandes em outubro do ano passado. Naquela ocasião, as bibliotecas itinerantes foram repassadas apenas para os 22 CMEIs e as turmas de Pré I, II e III das escolas, porque a compra dos livros para o ensino fundamental encontrava-se em licitação.

“Esta etapa foi vencida e os mais de 13 mil livros já estão aqui no almoxarifado da AME. Os investimentos na qualidade da educação em nossa cidade não param e agora estamos com essa iniciativa que visa tornar os livros mais acessíveis aos alunos, estimulando o gosto pela leitura”, disse o prefeito Beto Preto, enquanto conferia na tarde de hoje as obras literárias que acabaram de chegar.

A biblioteca itinerante consiste em uma estante móvel (com rodinhas) repleta de obras literárias. As destinadas para educação infantil contém aproximadamente 100 obras, de autores consagrados como Ziraldo, Ruth Rocha, Ana Maria Machado, Cecília Meireles, Eva Furnari, Adriana Falcão, Ringo Starr e muitos outros. Já a voltada aos estudantes do 1º ao 5º ano, dentro da faixa etária de 6 a 10 anos, terão em média 130 livros. Em ambas os casos, os títulos foram escolhidos pela coordenação pedagógica da AME, em parceria com diretores e professores das escolas.

Para a secretária da Educação, a presença de uma biblioteca dentro de cada sala estimulará o interesse dos alunos pelos livros, já que podem manuseá-los sempre que quiserem. “Entre os benefícios que a leitura diária traz às crianças, estão a potencialização da imaginação e da criatividade e o aprimoramento das habilidades de escrita e de interpretação de textos”, observou Marli.

Fonte: Prefeitura Municipal de Apucarana

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: