Apucarana

“Zona Azul” define primeiros pontos de venda em Apucarana

FOTOPROFETA-1

Apucarana reativa na próxima segunda-feira (03/04) o sistema de estacionamento rotativo pago em vias da área central. Conhecido como “Zona Azul”, o rotativo, que garante maior rotatividade nas vagas e que até o final do ano passado era gerenciado por uma empresa terceirizada, passará a ser administrado pela própria prefeitura, por intermédio do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan). A fiscalização ficará a cargo da Guarda Municipal e os cartões serão vendidos apenas em pontos de vendas credenciados.

O primeiro lote, com 330 mil unidades, já está sendo distribuído. “Temos 10 estabelecimentos comerciais cadastrados e estamos em vias de formalizar parcerias com outros. A distribuição teve início nesta segunda e até sexta-feira todos estes pontos de venda estarão com os cartões para serem adquiridos pelos usuários”, informa Carlos Mendes, superintendente de Trânsito, Transporte e Segurança do Idepplan.

Os pontos de venda estarão devidamente identificados com um cartaz. “Orientamos aos usuários a adquirirem mais de uma unidade. Isso evita dores de cabeça para a pessoa, que não vai precisar ir aos pontos de venda frequentemente e facilita também para o comerciante, na questão do troco”, comenta Mendes.

O novo sistema não apresenta nenhuma alteração com relação aos valores praticados até dezembro, quando teve fim o contrato com uma empresa terceirizada. “A pessoa terá à sua disposição o cartão de meia-hora ao valor de R$0,80 e o cartão de uma hora a R$1,60”, lembra o superintendente. O número atual de vagas regulamentadas, explica Mendes, é de aproximadamente 800. O tempo máximo de permanência na vaga continua sendo duas horas.

A partir de julho, o sistema Zona Azul já deverá contar com o reforço de agentes de trânsito, que serão contratados através de um concurso público. O certame está em fase final de elaboração do edital, que deve ser publicado em breve pela prefeitura.

À exceção dos domingos e feriados, o estacionamento na área de estacionamento rotativo é de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 13 horas. Em épocas especiais, de programas promocionais ou em datas comemorativas, o horário é ampliado de acordo o funcionamento do comércio. “Os primeiros dias serão voltados mais à orientação dos usuários, que serão informados sobre a retomada da cobrança e dos locais de venda, mas pedimos desde já a colaboração de todos quanto ao respeito das leis”, finaliza Carlos Mendes, superintendente do Idepplan.

Pontos de venda credenciados

– Stop Jeans (Praça Rui Barbosa)

– Bar e Lanchonete São Luiz (Rua Ponta Grossa, 1540)

– Livraria e Papelaria Nerimar (Praça Rui Barbosa)

– Padaria e Confeitaria Café com Leite (Rua Dr. Osvaldo Cruz, 1097)

– Foto Nikkon (Praça Rui Barbosa)

– Foto Nikkon (Rua Dr. Osvaldo Cruz, 572)

– Revistaria Cidade Alta (Rua Renê Camargo de Azambuja, 575)

– Raimbow Music (Rua Ponta Grossa, 1594)

– Embalagens Apucarana (Rua Prof. João Cândido Ferreira, 460)

– Center Lanches (Rua Dr. Osvaldo Cruz, 800)