Apucarana

Em dois anos, câncer de mama mata 34 mulheres em Apucarana

Compartilhe no WhatsApp

Como forma de estimular a prevenção e o diagnóstico precoce proposto dentro da Campanha Outubro Rosa, a Autarquia Municipal de Saúde, de Apucarana, apresentou nesta sexta-feira (06) um balanço da estatística de mamografias realizadas, casos câncer de mama e óbitos pela doença em Apucarana, entre 2015 e agosto de 2017. Nesse período, 107 mulheres foram diagnosticadas com câncer de mama e 34 acabaram morrendo por conta da doença.

Uma das mais eficazes formas de diagnóstico precoce do câncer de mama, as mamografias realizadas pelo SUS vêm tendo cada vez mais procura em Apucarana. O exame gratuito recomendado anualmente para mulheres a partir dos 50 anos foi realizado por 5.575 apucaranenses em 2015; em 2016 por 6.928, num acréscimo de 24.3%.

Já em 2017, num levantamento entre janeiro e agosto mostra 4.242 exames. “Esse crescimento mostra que as mulheres estão cada vez atendendo ao chamamento para a prevenção do câncer de mama e isso pode salvar muitas vidas”, analisa o diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Roberto Kaneta.

Dentro do mesmo período de análise, o município apresenta um quadro de aumento no número de casos de câncer de mama. Em 2015, 27 mulheres foram diagnosticadas com a doença, sendo que em 2016 o número quase dobrou, com 44 casos. Neste ano já são 36 registros da doença.

O número de óbitos, por outro lado, apresentou uma queda entre 2015 e 2016, período em que as mortes por câncer de mama caíram de 14 para 10 entre um ano e outro. Em 2017, 10 mulheres já perderam a vida em função da doença.
O levantamento mostra as faixas etárias dos casos de óbitos ao longo destes três anos juntos: de 30 a 39 anos, 2 casos; de 40 a 49 anos, 8 casos; de 50 a 59 anos, 8 casos; de 60 a 69 anos, 5 casos; acima de 69 anos, 11 casos.

“Nos últimos dois anos e oito meses, 34 apucaranenses perderam a vida vítimas do câncer de mama. Quanto mais cedo à doença for diagnosticada, maiores as chances de cura”, enfatiza Roberto Kaneta.
O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura. O auto-exame é recomendado em todas as faixas etárias, sendo que a maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.
Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde, assim como a da Organização Mundial da Saúde, é a realização da mamografia em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: