Apucarana Geral

Autarquia de Saúde de Apucarana anuncia mutirão de oftalmologia

FOTOEDSON-DENOBI06

A Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana vai realiza em dois sábados deste mês, dias 11 e 25 de novembro, mutirão de consulta de Oftalmologia para triagem dos pacientes com necessidade de cirurgia de catarata. Com o objetivo de reduzir a fila de espera nesta especialidade, em cada dia serão atendidas 70 pessoas acima de 60 anos, com baixa capacidade visual.

“O atendimento nos dois sábado de novembro é apenas o início do mutirão que pretendemos estender nos próximos meses, de acordo com a demanda. Procuramos buscar alternativas sempre que identificamos a necessidade de ir mais além do serviço prestado diariamente na rede pública de saúde do município, com é a caso agora na especialidade de oftalmologia”, afirma o prefeito Beto Preto.

O vice-presidente da AMS, Emídio Bachiega, detalha que os pacientes que estão na fila de espera foram encaminhados para consulta na especialidade de oftalmologia pelas Unidades Básicas de Saúde. “Aqueles que serão atendidos nestes dois primeiros sábados já estão sendo informados em suas residências da respectiva data e horário através UBS de seu bairro”, informa Bachiega.

A iniciativa visa zerar a fila de espera de pessoas acima de 60 anos na especialidade de oftalmologia. O mutirão será realizado no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir), a partir das 8 horas e o atendimento vai ser feito pela oftalmologista Manoela Berlinck Pereira.

O diretor presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Roberto Kaneta, reforça que o mutirão visa principalmente realizar uma triagem para identificar quais pacientes acima de 60 anos necessitam de encaminhamento para cirurgia de catarata. “Já temos garantido o número de vagas que for necessário para esse procedimento cirúrgico. No entanto, era necessário agilizar a triagem dos pacientes que agora será possível com este mutirão e que só vai terminar quando zeramos a fila de espera de pacientes com encaminhamento para esse tipo de procedimento cirúrgico”, assegura Kaneta.