Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Edição de NotíciasEdição de NotíciasEdição de Notícias
Notificação Mostrar Mais
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Edição de NotíciasEdição de Notícias
Redimensionar FonteAa
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Search
  • Início
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Região
  • Ocorrência Policial
  • Edições Impressas
Já tem uma conta? Entrar
Siga-nos
Paraná

Volta às aulas na rede estadual é marcada pela entrega dos novos kits escolares e cursos técnicos

Publicado em: 6 de fevereiro de 2025
Compartilhar
Compartilhar

Após quase dois meses de férias, cerca de 1 milhão de estudantes das 2.091 escolas estaduais do Paraná voltaram às aulas nesta quarta-feira (5). O ano letivo de 2025 começou com expectativa alta e o início da entrega dos kits material escolar, ação inédita na rede estadual.

“Começamos mais um ano letivo com a certeza de que nossos alunos serão bem recebidos e estarão bem amparados, inclusive no âmbito do material escolar. Nossa expectativa é a melhor possível”, destacou o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, que acompanhou a volta às aulas no Colégio Estadual Augusto Vanin, em Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba.

Na escola, que oferta turmas em tempo integral do 6° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do Ensino Médio, 250 alunos reiniciaram os estudos pela manhã.

“Estou feliz e animado de voltar para a escola. A empolgação é grande e que seja um ano de muitas conquistas”, projetou o estudante Samuel Ferreira Kutas, do 7° ano.

- Comunidade -
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo
💬 Grupo do WhatsApp

Já os servidores do colégio voltaram à ativa bem antes do reinício das aulas. Ainda no começo de janeiro, funcionários das escolas estaduais iniciaram trabalhos de limpeza, roçada, pintura e dedetização. Outros serviços administrativos e pedagógicos, como planejamento e distribuição das aulas, ocorrem desde o ano passado.

“Nosso trabalho começou há várias semanas. Tudo que fazemos é para que nossos estudantes se sintam acolhidos e se sintam em casa, desde o primeiro dia”, apontou a diretora-auxiliar do colégio, Manuelle Ferraz.

KITS ESCOLARES – Entre as principais inovações para o ano letivo está a distribuição gratuita de kits de material escolar, que começou nesta quarta-feira (5) em todas as regiões do Estado. “A ação busca garantir que todos os alunos da rede tenham os materiais necessários para aprender, reduzindo gastos das famílias e promovendo equidade no ensino”, destacou o secretário.

No Colégio Estadual Augusto Vanin, assim como na maior parte das escolas estaduais, a distribuição dos kits começou já no primeiro dia de aula. “Gostei bastante, tem tudo o que precisamos para as aulas. Achei bem bonito também”, celebrou a estudante do 9° ano Manuele da Silva Francisquete. “Achei bem legal. Meus pais também gostaram bastante, ajudou muito em casa”, relatou o estudante Kauê Amaro Gomes, também do 9° ano.

Os professores do colégio também aprovaram a iniciativa. “Sabemos que muitas famílias não têm condição de comprar o material escolar, então essa distribuição dos kits é importantíssima para o andamento das aulas”, enfatizou o professor de Geografia Wemerson Mafra.

Inédita no Paraná, a distribuição gratuita dos kits beneficiará alunos de Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além das escolas indígenas que oferecem o Ensino Fundamental I e são de responsabilidade do Estado. Vale ressaltar que os materiais destinados ao Ensino Fundamental I não serão entregues às escolas municipais, uma vez que estas não são geridas pelo governo estadual. O investimento total é de R$ 43 milhões.

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR – Para este ano, a alimentação escolar da rede estadual também contará com novidades importantes: além da ampliação dos produtos adquiridos, todas as escolas terão arroz orgânico no cardápio, garantindo que ao menos um item orgânico seja consumido diariamente pelos alunos. Outra inovação é a inclusão de leite e iogurte orgânicos, que já começaram a ser distribuídos em Bocaiúva do Sul e Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, com previsão de ampliação ao longo do ano letivo.

O investimento recorde de R$ 275 milhões na alimentação escolar, concluído em dezembro de 2024, trará impactos diretos para a rede estadual. Além de fortalecer a nutrição dos estudantes, a medida também beneficia 209 cooperativas e associações de produtores rurais do Estado.

“Com o recurso, o Governo do Paraná ampliou significativamente a compra de produtos da agricultura familiar, garantindo mais qualidade e diversidade na merenda escolar e beneficiando a economia”, explicou o secretário.

AMPLIAÇÃO DE CURSOS TÉCNICOS – A parceria entre a Seed-PR e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná (Senai-PR), firmada em dezembro de 2024, ampliará significativamente a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio em 2025. O número de vagas passou de 2.500 para 5.950, um aumento de 138%.

Os cursos, com duração de três anos, incluem especializações como eletromecânica, automação industrial, mecatrônica e biotecnologia, sendo incorporados à carga horária regular do ensino médio. Os alunos também terão direito a transporte e alimentação durante as aulas práticas.

“Com essa expansão, garantimos aos estudantes o preparo para os desafios do futuro, conectando a escola às demandas da indústria e da inovação”, finalizou o secretário.

CALENDÁRIO – Conforme cronograma estabelecido pela Seed, o primeiro semestre letivo em todas as escolas estaduais se estende até o dia 9 de julho de 2025. As férias de meio de ano vão de 10 a 25 de julho, com reinício das aulas previsto para o dia 28 do mesmo mês. O ano letivo de 2025 se encerra em 19 de dezembro.

Agência Estadual de Notícias

Em fórum da XP, Ratinho Junior apresenta políticas que modernizaram a gestão do Paraná
Paraná recebe prêmio internacional da ONU por políticas estaduais para idosos
Governo do Estado já entregou 6 condomínios do idoso e mais 13 estão em obras
Com visita à Alemanha, Governo do Paraná avança em projeto de planetário de última geração
Homem baleado busca ajuda em portaria de condomínio em Arapongas
Compartilhar este Artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp E-mail Imprimir
Compartilhar

Fique por dentro

Acompanhe nas redes sociais
6.7milSeguidoresCurtir
1.8milSeguidoresSeguir
WhatsAppSeguir
Mais lidas
Paraná

Lote 4 prevê a duplicação de 65 quilômetros da BR-376 entre Maringá e Nova Londrina

sergio
sergio
8 de outubro de 2025
Com novo hospital, Rio Branco do Sul volta a ter maternidade após mais de uma década
Bazana apoia petição e defende escolas especiais no Paraná
Arapongas adota IA ALICE da CGU para reforçar fiscalização
Arapongas reduz expediente e adota atendimento das 8h às 14h

Categorias

  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Ocorrência Policial

Receba as notícias no seu celular!

🗞️ Fique por dentro do que acontece na região!
Receba as principais notícias e alertas antes de todo mundo 👇

💬 Entrar no grupo do WhatsApp Notícias rápidas, exclusivas e direto no seu WhatsApp 📲

Quem somos

Desde 2005, o Ednotícias atua em Arapongas e região levando informação com credibilidade, agilidade e compromisso com a verdade. Somos um portal regional independente, dedicado a registrar os fatos que impactam nossa comunidade.
Um Clique
  • Ocorrência Policial
  • Sao Pedro do Ivaí
  • Camara Municipal de Apucarana
  • Região
Acesso Rápido
  • Arapongas
  • Apucarana
  • Paraná
  • Região
  • Ocorrência Policial
© 2025 Tudo em Software. Todos os direitos reservados.
Bem-vindo de volta!

Faça login na sua conta.

Nome de usuário ou endereço de e-mail
Senha

Perdeu sua senha?