Rafael Souza

Versão Brasileira

Compartilhe no WhatsApp

Brasil, um mundo dentro de outro mundo. A cozinha brasileira é composta de matrizes e multiplicidades de sabores e aromas ,terra que “tudo que se planta da”.

Em meio aos jogos olímpicos estarei falando sobre a culinária mundial em um só país na “VERSÃO BRASILEIRA”.

A  culinária brasileira começou a tomar forma assim que os portugueses aportaram no litoral da Bahia.Os índios saborearam o vinho português e os marinheiros da esquadra de Cabral provaram o cauim (uma bebida obtida pela fermentação da mandioca) e as frutas tropicais e os peixes do litoral brasileiro.Nossa culinária,claro foi bastante influenciada pelos costumes portugueses,mas tem também sabores de toda parte do mundo. Ganharam variações formidáveis.

A tradição européia dos cozidos, como o cassoulet (francês), o puchero (espanhol) e o próprio cozido português deram origem ao prato emblemático da gastronomia brasileira, a feijoada. Apesar de alguns cronistas afirmarem que a receita foi inventada por escravos, o historiador Câmara Cascudo, em seu livro (A historia da alimentação no Brasil ) ,afirma que a feijoada surgiu de cozidos europeus. No entanto,a influência africana é notada,no uso de ingredientes como o azeite de dendê e a pimenta-malagueta.

A  pimenta-malagueta foi trazida da África ocidental e espalhou-se pela Bahia e parte do Nordeste.

No século 19 ,chegaram imigrantes de outras partes da Europa,principalmente alemães e italianos.Como não encontravam aqui todos os produtos a que estavam acostumados,adaptaram alguns ingredientes mas mantiveram as técnicas originais.

A culinária brasileira inicialmente é marcada e  influenciada pela cozinha portuguesa – tanto pelo gosto pelo bacalhau quanto pelos cozidos,ensopados e caldos,o bacalhau normalmente é servido com brócolis, azeitonas, cebola, grão-de-bico,  batatas, ovos cozidos e arroz branco.

Tempo: 20 minutos

Rendimento: 1 porção

Dificuldade: Baixa

Bacalhau da fazenda

Ingredientes:

Para os legumes

1 Fio de azeite

½ Abobrinha cortada em cubos médios

½ Berinjela cortada em cubos médios

2 cogumelos (shitake) em cubos

¼ de pimentão vermelho

¼ de pimentão amarelo

1 tomate sem pele em cubos

1 batata cortada em rodelas

1 dente de alho picado

Sal a gosto

50 ml de vinho branco

Para o bacalhau

300g de bacalhau em posta dessalgada sem pele e sem espinhas (reserve)

300g ml de azeite

½ batata cortada em rodela

1 dente de alho picado

½ alho poró  cortado finamente (Juliene)

1 colher de amido

Preparo:

1º em uma frigideira com azeite,salteie a abobrinha,a berinjela,os cogumelos,os dois tipos de pimentão,o tomate,a batata e o alho.2ºadicione o sal 3º junte o vinho branco.Cozinhe por dois minutos.4ºcoloque os legumes no forno por 10 minutos.

1º limpe o bacalhau já dessalgado, reserve a pele e as espinhas.2ºaqueça o azeite e depois coloque o bacalhau.3ºcozinhe em fogo médio por 3 minutos cada lado.4º com uma parte de azeite frite as espinhas,a pele e as batatas ate dourar adicione um pouco de água,cozinhe por 5 minutos 5º bata no liquidificador e passe pela peneira formando um molho.6º passe o alho poro no amido e frite rapidamente no azeite.

Montagem: 

Coloque os legumes assados no centro de prata,ponha o bacalhau por cima dos legumes regue com o molho e coloque o alho poro frito por cima. Sirva.

bacalhau

Vinho:

Prove com um vinho bem gelado ( Suavignon  Blanc ).

Rafael SouzaChefe de Cozinha

Os artigos assinados são de responsabilidade dos colunistas.

 

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: