Início » Vereadores de Apucarana aprovam lei que impõe prazo para consultas no SUS
Apucarana Camara Municipal de Apucarana

Vereadores de Apucarana aprovam lei que impõe prazo para consultas no SUS

Compartilhe no WhatsApp

A Câmara de Vereadores de Apucarana aprovou nesta segunda-feira (7), em primeira discussão, projeto de lei de autoria do presidente da Casa, Danylo Aciolli (MDB), e do vereador Adan Lenharo (DC), que impõe obrigatoriedade de prazo para atendimento de pedidos de consultas, exames e procedimentos cirúrgicos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) em Apucarana. Aprovado por unanimidade, o projeto estabelece prazos de até 40 dias úteis.

Pelo projeto, consultas básicas, sem urgência, inclusive de pediatria, clínica médica, cirurgia geral, ginecologista e obstetrícia, devem ser ofertadas ao paciente em até 10 dias úteis. Em outras especialidades, a lei estabelece prazo de até 30 dias úteis.

Exames e procedimentos simples, serviços de diagnósticos de imagem e laboratório de análises clínicas devem ser feitos em até 30 dias úteis, enquanto para procedimentos de alta complexidade, a previsão máxima é de 40 dias úteis.

Segundo o vereador Danylo Acioli, o projeto estabelece uma lei robusta e técnica, que traz uma obrigação ao Estado para com a saúde da população. “Quando você faz um pedido você tem um prazo para ser atendido, seja em Apucarana ou em outros município a que o SUS possa encaminhar o paciente. Nós estamos estabelecendo uma regra para qualquer gestor”, comenta o vereador, que teve projeto aprovado por unanimidade.

Também em primeira votação, foi aprovado projeto de autoria do vereador Moisés Tavares (PP), que institui no Município de Apucarana o Banco de Serviços Voluntários. A lei institui um cadastro no site da Câmara para que interessados no trabalho voluntário se inscrevam.

“Com a disponibilização do Banco de Serviços Voluntários, no site da Câmara Municipal de Apucarana, a procura e oferta pelo serviço voluntário nas mais diversas áreas será facilitada”, comenta o vereador, destacando que o trabalho voluntário é de fundamental importância para sociedade.

Na mesma sessão foram aprovados ainda, dois projetos em segunda discussão. Ambos do vereador Danylo Acioli, um que altera a denominação do Centro Municipal de Educação Infantil COSAP, para Andrelina Fernandes; outro institui medidas de apoio às servidoras lactantes no âmbito da Câmara.

Informações: TnOnline / Foto: Vitor Flores

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

JR Martelinho de Ouro

Clique para ouvir

Amar Idosos

Kombucha da Si – Clique Vídeo

Jantar Dançante – Mauá da Serra

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: