Arapongas

Umberto Tolari, novo Cidadão Benemérito do Estado do Paraná

Compartilhe no WhatsApp

O intenso trabalho filantrópico realizado pelo dentista Umberto Tolari rendeu reconhecimento e homenagens. Nesta segunda-feira (25) ele recebeu homenagem com o título de Cidadão Benemérito do Paraná, por iniciativa do deputado Tiago Amaral, na Assembleia Legislativa do Paraná.

“Umberto Tolari é uma figura extraordinária do interior do nosso estado. Construiu a sua vida em Rolandia, em Londrina e Arapongas. É uma das pessoas com maior engajamento em projetos filantrópicos. Ele foi um dos grandes responsáveis pela estruturação do nosso Hospital do Câncer, que é uma das maiores referências em saúde na nossa região. São projetos como esse que ajudam a sustentar e a apresentar um serviço de saúde de qualidade à nossa população mais carente.

Em 2009, já morando em Arapongas, Tolari começou a atuar na Associação Norte Paranaense de Combate ao Câncer, entidade filantrópica que mantém um dos maiores hospitais do Paraná, o Hospital Norte Paranaense de Combate ao Câncer (Honpar),  que atende, em sua maioria, pacientes do Sistema única de Saúde – SUS. Com forte atuação na entidade, em 2012 foi convidado para assumir a presidência da Associação. O Honpar realiza 20 mil atendimentos mensais, além de 1.500 cirurgias ao mês.

De acordo com o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, que prestigiou a solenidade de outorga do título de cidadão benemérito, “muita coisa aconteceu na região depois da chegada do hospital, ele salva vidas e atende a todos que o procuram. Esta função, de ajudar quem a procura, mostra exemplo de como a saúde deve ser feita. Frente a esta instituição, o doutor Umberto Tolari, é um excelente gestor público da Saúde”, afirmou.

Sergio Onofre destacou a gestão e liderança de Tolari. “O Honpar é um exemplo para Paraná e para o Brasil que SUS dá certo, basta ter gestão. O que o senhor Umberto faz lá é mostrar que a gestão pública bem organizada, feita com o coração e braços fortes, dá certo em qualquer lugar. O Honpar, para nós, de Arapongas, tem até um benefício maior não apenas em atendimento, mas também em experiência para transferir para o poder público. Estamos fazendo isso com o nosso secretário municipal de saúde que está aqui hoje. Estamos aprendendo a cada dia com vocês da Honpar”, afirmou o prefeito Sergio Onofre.

Avanços – Durante a gestão de Tolari, os atendimentos no Honpar tiveram um aumento de 20%. Foi formalizada a doação de terreno para a construção do novo Hospital Norte Paranaense; foi adquirido Aparelho de Videolaringo e Microscópio Cirúrgico junto ao Pronon; ocorreu a certificação Hospital Ensino em 2013; o credenciamento do Serviço de Endovascular; a implantação do Serviço de Neurocirurgia Funcional; a ampliação de 20 leitos de UTI e o reconhecimento do Honpar como Hospital Referência Estadual pela Secretaria Estadual de Saúde. Na sequência, o hospital foi reconhecido como referência nacional pela Central Nacional de Alta Complexidade (CNRAC).

Os médicos Ricardo Yaedo e Roberto Kock representaram o corpo clínico do hospital. “Umberto Tolari conduz de maneira exemplar o corpo clínico do nosso hospital, oferecendo para os médicos os melhores equipamentos e as melhores condições de trabalho. Todos os médicos reconhecem e o admiram por isso, assim como nossos  colaboradores. Agradeço ao deputado Tiago Amaral pela iniciativa de prestar esta homenagem ao nosso presidente”, destacou Roberto Kock.

O deputado Tiago Amaral e o prefeito Sergio Onofre também destacaram a atuação e dedicação de Ivo Kock, presente na solenidade, que começou a construção do hospital e até hoje atua na administração. São 28 anos dedicados à instituição e ao atendimento de qualidade à milhares de pessoas.

O presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Paraná (Fehospar), Renato Merolli, destacou a liderança de Umberto Tolari.  “Umberto, você, sem dúvida nenhuma é uma das lideranças da área da saúde que deveria ter seu trabalho acompanhado e imitado, por todos aqueles que administram algo na área de saúde. Centenas de hospitais estão fechando no Brasil e quando nós vemos um hospital como esse, que você administra, e outros que existem no Paraná, de  excelentes administradores que conseguem driblar as dificuldades e tornar um hospital um empreendimento de sucesso. Além da capacidade de administrar, existe uma entrega pessoal daquele que vê primeiro o desejo de prestar um serviço à comunidade e socorrer quem precisa de um atendimento de carinho, de acolhimento. Uma das homenagens mais merecidas que eu presenciei até hoje. Muito obrigado Umberto por existir”, destacou.  

Para Umberto Tolari, a homenagem é a coroação de uma carreira de dedicação e amor ao próximo. “Tenho uma família que me ensinou a partilhar, o que me levou à filantropia. Quando jovem, participei de grupos na igreja, com campanhas e ações que me fizeram crescer em humanização. Esse trabalho é muito importante, me sinto muito grato, com alegria incalculável”, afirmou.

De acordo com o deputado Hussein Bakri (PSD), líder do Governo na Alep, a homenagem simboliza o agradecimento do Paraná todo, representando pela Assembleia Legislativa. “É o ‘muito obrigado’ de toda a sociedade, que vai ficar registrado nos anais desta Casa de Leis. Este título ficará marcado na história do nosso estado”, afirmou.

Fizeram parte da Mesa de Honra o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre; a prefeita de Florida, Marcia Dall’ago; o prefeito de Sertanópolis, Tide Balzanelo; e o presidente da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Paraná (Fehospar), Renato Merolli. Também prestigiou a solenidade o governador assistente do Rotary de Arapongas, Carlos Pereira de Souza.

Crédito fotos Dálie Felberg/Alep

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: