Arapongas

Tradição, bolo de Santo Antônio atrai devotos em Arapongas

Compartilhe no WhatsApp

Cercado de crenças de que Santo Antônio pode dar aquele empurrãozinho na vida afetiva, milhares de pessoas procuram todos os anos a paróquia do santo em Arapongas para comprar um pedaço do tradicional bolo de Santo Antônio. Este ano, serão 4 mil pedaços distribuídos em potes, mas apenas 1,5 mil têm a tão disputada “medalhinha” do santo. Segundo a crença, quem encontra a prenda, tem casamento garantido.

A manicure Suleide Aparecida Carvalho Kratky é quem coordena o trabalho de confecção do bolo em Arapongas desde o início da atividade, que entrou na festa da paróquia em 2010. Junto a uma equipe de 12 pessoas, todos voluntários, foram produzidos para este ano cerca de 630 quilos de bolo, que renderam os 4 mil pedaços no pote. De acordo com ela, a tradição de fazer um bolo grande e cortar na hora da entrega acabou sendo foi deixada de lado porque muitos reclamavam dos tamanhos dos pedaços, que seriam desiguais. “Com o bolo no pote todo mundo leva igual e fica mais rápido para entregar também”, explica.

Com massa simples e recheio de doce de leite e chantili, cada pote custa R$ 5. O doce é tão esperado que, a cada ano, a produção aumenta um pouquinho para atender a procura.

Quem compra o bolo e acha a medalhinha do santo garante que a tradição funciona. Mariele Cristine Carvalho Kratky, filha da voluntária Suleide, conseguiu em 2010 um pedaço “premiado”. Ela conta que levou a medalhinha encontrada para mostrar ao padre da paróquia, que recomendou que ela participasse de uma trezena. “Eu participei dos 13 dias de oração e, no último dia, conheci meu marido na missa. Uma semana depois começamos a namorar e estamos casados há dois anos com uma filhinha de 6 meses. Eu recomendo, funciona mesmo”, brinca.

O bolo é um dos atrativos do tradicional “Festão de Santo Antônio” de Arapongas que iniciou no último final de semana e segue de hoje até domingo nesta semana. Hoje, dia de Santo Antônio, a programação começa às 18 horas, com a venda do bolo. As 20 horas tem missa e a festa segue com diversas comidas e bebidas típicas das festas juninas.
tn online

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: