Apucarana

Trabalhadores são capacitados na instalação de painéis solares

Compartilhe no WhatsApp

Ouvindo as necessidades da indústria, a Prefeitura de Apucarana comprou neste ano 17 cursos de capacitação. Um dos mais requisitados foi o de instalação de painéis solares fotovoltaicos, um mercado que está em franca expansão. No último sábado (12/12), ocorreu o encerramento da capacitação que formou 40 trabalhadores.

O ato ocorreu na sede do Senai de Apucarana, onde aconteceram as aulas, e contou com a presença do prefeito Junior da Femac. “Compramos junto ao Senai e também ao Senac diversos cursos, a partir das necessidades apresentadas pelas indústrias e comércio. Fizemos isso ouvindo antes estes setores, para saber quais eram as principais demandas em qualificação de mão de obra”, lembra Junior da Femac.

O principal objetivo da iniciativa, conforme Junior da Femac, é garantir a empregabilidade. “Sabemos que muitas vagas deixam de ser preenchidas no mercado de trabalho por falta de mão de obra qualificada. Os cursos visam a empregabilidade e isso só acontece através da capacitação, mas para isso precisamos saber de antemão as necessidades do mercado”, reitera Junior da Femac.

No caso do curso de instalação de painéis solares, a procura foi tão grande que houve a necessidade da abertura de mais uma turma. “A princípio seria apenas uma turma com 20 alunos, mas devido a procura autorizamos mais uma turma. Essa é uma área em expansão e que está precisando de mão de obra, seja na instalação, na manutenção e também na área de vendas”, ressalta Junior da Femac.

Para o próximo ano, a intenção da Prefeitura é ampliar o número de trabalhadores atendidos. “Há cerca de 800 pessoas que estão fazendo os cursos técnicos comprados pela Prefeitura junto ao Senai e Senac e, no ano que vem, pretendemos atender mais de 1.500 pessoas”, projeta Junior da Femac.

De acordo com Marlene Mariotto, coordenadora de educação do Senai, nesta terça-feira (15/12) vai ocorrer o encerramento das últimas quatro turmas deste lote de capacitação. “Vamos estar concluindo os cursos de programação e operação de torno CNC, de eletrônica aplicada, de mecânica básica para veículos pesados e de aperfeiçoamento em hidráulica industrial”, cita Marlene

As aulas dos cursos iniciaram em outubro e, ao todo, foram capacitados cerca de 300 trabalhadores. “As aulas ocorrem nas dependências do Senai, com professores do Senai Apucarana e que também vieram de outras cidades. Os cursos deixam os profissionais aptos a atuarem no mercado, seja em empresas ou até como empreendedores autônomos”, frisa a coordenadora de educação do Senai.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: