A sustentabilidade tem sido pauta em diferentes segmentos da economia mundial, e no varejo não é diferente. Na Movelpar Home Show 2025, o maior evento brasileiro da indústria moveleira, que é realizado em Arapongas, no Paraná, o tema será destaque e traz o conceito de ESG (Environmental, social and governance), que significa Ambiental, Social e Governança, em português.
O evento exclusivo para lojistas ocorre de 4 a 6 de fevereiro, no Centro de Eventos Expoara, que terá 19 mil m² de exposição. Na Movelpar, os expositores terão contato com empresários internacionais, com a possibilidade de levar seus produtos para fora do país.
Diante das mudanças climáticas, o modelo de produção de algumas empresas têm se adaptado para reduzir os impactos no meio ambiente. Segundo a pesquisa ESG Radar 2023, 90% das empresas entrevistadas afirmam que tiveram resultados positivos implementando medidas ESG.
A ascensão da tendência no Brasil chegou no mercado moveleiro voltado para a preocupação com a emissão de carbono, a biodegradabilidade dos produtos e o uso de madeira reflorestada, por exemplo. Segundo Hélio Silva, CEO e fundador da Colchões Castor, o consumidor tende a procurar por produtos que estejam alinhados com seus valores.
“O varejo é diretamente influenciado pelas mudanças nas tendências de consumo. Na Colchões Castor nós estamos prestes a conquistar mais uma certificação relacionada à sustentabilidade, que é a de Carbon Free. Isso significa que as emissões de gases de efeito estufa foram compensadas ou neutralizadas”.
A empresa vai participar da Movelpar e tem como destaque a criação do primeiro travesseiro do mundo com tecnologia biodegradável. O produto, segundo Hélio Silva, emite três vezes menos carbono quando comparado a travesseiros convencionais, e se decompõe 66% mais rápido, quando descartado da forma correta.
Foto: Pexels