Claudio Natalino Bagnolli

Soluções Inteligentes com a IA

Compartilhe no WhatsApp

Você sonha em ser ajudado nas tarefas para desfrutar de uma vida mais relaxada? Os produtos com inteligência artificial tornam esse desejo realidade.

O que você imagina quando lhe falam em inteligência artificial (IA)?

Robots? Isaac Asimov? O Matrix?

Há ainda uma incerteza em ter de lidar com o desconhecido? Quer que lhe expliquem tudo de forma simples, sem o jargão tecnológico? Como é que a IA funciona no dia-a-dia?

Farei o possível para explicar como a IA pode, não só simplificar a sua vida, como enriquecê-la. Ao realizar um trabalho diário, a IA permite que você passe mais tempo com as pessoas que mais gosta.

Afinal, no final do dia, não é somente a pura felicidade que todos procuram?

As empresas que desenvolvem produtos com Inteligência Artificial dedicam tempo e energia para criar todo um ecossistema para tornar a vida dos consumidores mais fácil e melhor.

E o que é a IA afinal? A IA simplesmente imita a função cognitiva dos seres humanos especialmente na resolução de problemas através do processamento de dados ao longo do tempo. Essencialmente isto significa que as “máquinas” podem agora lembrar-se, aprender e melhorar o seu desempenho de forma a melhor satisfazer as necessidades e preferências dos consumidores. 

Por exemplo, ao invés de ter que adicionar diariamente duas colheres de açúcar ao seu café, a avançada máquina de café com IA fará isso por você e ainda lhe servirá o café na sua temperatura preferida após tal indicação. Tal como o senhor do café que já conhece o seu pedido, coloca o café como você gosta no balcão quando você chega lá.

Com este objetivo em mente, algumas empresas criaram laboratórios de Inteligência Artificial, de forma a desenvolver uma plataforma com capacidades surpreendentes. Esta plataforma permite a integração da IA em alguns dos seus produtos. Várias empresas possuem a linha de equipamentos e eletrodomésticos com IA integrada.

A linha desses equipamentos geralmente está equipada com funções de IA tais como voz, vídeo, sensor de detecção e reconhecimento humano e de espaço. Todas estas tecnologias, junto com o suporte de servidores cloud, são utilizadas de forma a entender as suas preferências e necessidades, evitando a utilização manual frequente de cada equipamento.

Quanto mais tempo você passar com esses produtos, mais inteligentes e adaptados às suas necessidades se tornarão. Essencialmente, ao longo do tempo, é como um vinho requintado. Irá melhorar e refinar ao longo do tempo pois seguirá todos os seus hábitos e necessidades.

Os produtos de utilização diária, quer seja em casa, no escritório ou na rua  possuem um serviço de apoio para assegurar uma experiência de IA contínua ao longo do dia.  

Alguns produtos geralmente utilizam uma plataforma aberta que suporta equipamentos IoT de outros fabricantes. Isso coloca o consumidor no centro da ação e permite-lhe decorar a casa da forma que desejar.

Dando um exemplo, algumas marcas fizeram parcerias com a Google e com a Amazon. Se você já utiliza o Google Assistente ou a Alexa, estas plataformas podem ser integradas aos produtos  com uma fácil transição. Sim, isto significa que você pode dizer a Alexa para tocar  a sua música preferida, assim como pedir para ligar o purificador de ar quando o ambiente estiver demasiado pesado.

Será que você prefere gastar tempo lendo os manuais de instruções dos equipamentos sem IA para descobrir como eles funcionam?

Ou prefere passar mais tempo com quem você mais gosta, fazendo o que mais gosta? A Inteligência Artificial pretende tornar mais leve as tarefas monótonas do seu dia a dia para que você possa viver a sua vida mais tranquila. As máquinas foram criadas precisamente para isto, certo?