Arapongas

Simulação de acidente encerra atividades da Semana Nacional de Trânsito em Arapongas

Compartilhe no WhatsApp

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran) com apoio da Forças de Segurança, realizou no último sábado, 24, o encerramento das atividades da Semana Nacional de Trânsito 2022. O ato ocorreu na Praça do Santuário Nossa Senhora Aparecida – Igreja Matriz, nas proximidades do antigo MAHRA. SIMULAÇÃO – A simulação do acidente representava uma colisão entre três veículos; sendo dois carros e uma moto, além de envolvimento de várias vítimas – entre elas uma criança. Equipes do Corpo de Bombeiros e SAMU realizaram os primeiros-socorros e resgate das vítimas. “As cenas impactaram. E têm por objetivo visa conscientizar a população sobre a segurança e cuidados no trânsito, bem como o trabalho e toda a logística das equipes de socorro e segurança pública”, explicou o secretário da pasta, Paulo Argati. A ação contou com o apoio de viaturas da Guarda Municipal de Arapongas (GMA), duas Unidades de Suporte Básico SAMU, uma Intervenção Rápida SAMU, Caminhão do Corpo de Bombeiros, Ambulância Siate, Guincho da Polícia Militar e ainda dois veículos do Ferro Velho Pretinho.

Outras atividades

Ao longo da Semana Nacional de Trânsito –  que teve sua abertura no dia 19 de setembro, foram desenvolvidas diversas atividades; também inseridas na Campanha Maio Amarelo. De acordo com o relatório da Sestran, blitz educativas foram realizadas em locais estratégicos do município, cujo objetivo foi o de levar orientações aos motoristas, motociclistas e pedestres. Com a parceria de Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) e do Conselho Municipal de Trânsito e Segurança Pública (Comuts) mais de 800 veículos participaram das blitz educativas. A Escolinha de Trânsito e Cidadania – que desenvolve ações com alunos dos 3º anos da Rede Municipal de Ensino, atuou com 588 estudantes – até o ultimo dia 13 de setembro. Palestras em empresas também foram desenvolvidas; integradas à Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – Sipat. Ao todo, 380 funcionários participaram ativamente. Alunos e pais foram orientados na entrada e saída das instituições de ensino municipal. As atividades serão executadas até o fim do ano letivo. Até agora, 450 pessoas foram alcançadas. RESULTADO – A Sestran afirma que 3.848 pessoas participaram das atividades; num contexto geral. “ Seguiremos com as ações que colaboram para um trânsito mais seguro. Contamos com o apoio e colaboração de todos e todas”, encerrou Argati.

A Semana Nacional do Trânsito acontece anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Para este ano, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu como lema oficial das campanhas educativas “Juntos Salvamos Vidas”, dando seguimento ao Movimento Maio Amarelo 2022. Em Arapongas, foram entregues as três bicicletas como premiação para os alunos que escreveram os melhores poemas tendo o trânsito como tema. O terceiro lugar ficou com Nicolas Palocce Rocco, da Escola Municipal Professora Alzira Horvatich. Ana Beatriz Gouveia Fernandes, da Escola Municipal Joarib Grillo Cordeiro, ficou em segundo lugar. E Amanda da Silva Rodrigues Ferreira, da Escola Municipal Papa João Paulo II, foi a grande vencedora, recebendo sua bicicleta pelas mãos do prefeito Sérgio Onofre.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: