Arapongas

Servidores públicos vão ganhar folga no dia do aniversário

Compartilhe no WhatsApp

Os cerca de 3 mil servidores públicos municipais de Arapongas vão ganhar o direito de folgar na data do aniversário de nascimento. A medida está prevista em projeto de lei do Executivo aprovado neste mês por unanimidade na Câmara de Vereadores.

Para ter direito à folga, segundo o texto do projeto, o servidor precisará comunicar sua chefia três dias antes da data de seu aniversário, que efetuará a liberação do funcionário. Em caso de dois ou mais servidores comemorarem o aniversário no mesmo dia, a folga será decidida em comum acordo. Na falta de consenso, o chefe do setor promoverá sorteio de qual dia o servidor não irá trabalhar.

No caso do aniversário do servidor incidir em dias de sábado, domingo, feriados ou pontos facultativos, segundo o projeto, a folga remunerada poderá ser usufruída no primeiro dia útil que antecede ou sucede a data de aniversário.

O prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC) afirmou ontem que deverá sancionar o projeto de lei na próxima semana. Segundo ele, a proposta tem como objetivo valorizar o funcionalismo municipal. O prefeito não vê polêmica.

“É um incentivo a mais para que o servidor exerça sua função”, assinala.Onofre lembra que o benefício já era concedido em Arapongas para algumas classes, como professores das escolas municipais e creches, além dos agentes da dengue. “Agora todo o funcionalismo será contemplado”, assinala o prefeito.

O diretor de Recursos Humanos da Prefeitura de Arapongas, Henrique Garcia Filetti, explica que a folga remunerada no aniversário de nascimento ocorria “por hábito” nos demais setores, sem que houvesse uma lei.

“Era um costume nas escolas e creches, além do setor da dengue. Com a implantação do ponto biométrico na prefeitura, houve a necessidade de justificar essa folga. Por isso, o Executivo optou por enviar um projeto de lei nesse sentido à Câmara, estendendo o benefício a todo funcionalismo municipal”, explica Henrique.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: