Apucarana

“Semana das Engenharias” debate rumos do setor e divulga Apucarana como polo de formação universitária

Compartilhe no WhatsApp

Uma iniciativa técnica que congrega profissionais, acadêmicos e vários segmentos da indústria, teve início nesta terça e segue até esta quinta-feira (25/05), na sede campestre da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Apucarana (AEAA), a 3ª Semana das Engenharias.

Promovida pela AEAA, em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR), a agenda – que debate assuntos relacionados às engenharias e geociências – é acompanhada pelo prefeito de Apucarana, engenheiro civil Júnior da Femac, que esteve na solenidade de abertura acompanhado dos secretários Gerson Canuto (Agricultura), Ângela Stoian Penharbel (Obras) e do diretor-presidente do Idepplan, Ivan Silva. “Esta semana é motivo de grande orgulho para a cidade, que consolida-se como polo de formação de engenheiros. Ao contrário do que ocorreu na minha época, onde para cursar engenharia civil precisei sair de Apucarana, hoje a cidade conta com 33 opções de cursos de graduação em engenharias, nas modalidades presenciais e ensino a distância. Hoje, polo das engenharias, Apucarana forma profissionais de qualidade, engenheiros e engenheiras vocacionados a fazer o melhor para Apucarana, para o Paraná e para o Brasil”, diz o prefeito, destacando a participação da Prefeitura de Apucarana através de um estante que apresenta o portfólio de obras realizadas pela administração municipal.

Enaltecendo a presença de professores e estudantes universitários, em especial à UTFPR presente com a Empresa Júnior, o presidente do CREA-PR, engenheiro civil Ricardo Rocha de Oliveira disse que “o desenvolvimento dos estudantes é uma das prioridades do Conselho, já que os jovens são os profissionais do futuro”. “Ações como essa (semana técnica) permitem a aproximação entre as universidades e o mercado de trabalho. Fico muito feliz de voltar na cidade que morei quando criança e ver que ela se desenvolve e tem um polo acadêmico de engenharias. Bem como ver que esta semana mostra toda a diversidade de tecnologia que temos a dispor dos profissionais”, afirmou Rocha, dirigindo-se ao prefeito Júnior da Femac e agradecendo pelas parcerias entre prefeitura e CREA-PR, como a manutenção do Programa Casa Fácil.

A presidente da AEAA, Miriam Corbacho, reforçou que a semana promove a unidade entre os estudantes, os profissionais e a indústria ligada às engenharias. “Nos estandes temos empresas que estão expondo inovações em várias áreas da engenharia. A UTFPR, que está aqui apresentando estudos e trabalhos acadêmicos, além de colocar sua empresa júnior a disposição para parcerias. O estande da Cooperativa CredCrea, que é uma inovação na área financeira para os profissionais das engenharias, arquitetura e técnicos. Também a participação da prefeitura com profissionais do Idepplan e da Secretaria de Obras. Um evento importante em parceria com CREA-PR mostrando para a sociedade e para os universitários da região que juntos, através da associação, temos como valorizar cada vez mais a profissão”, disse a engenheira civil.

Participaram ainda da abertura do evento a presidente do SINDCCON NORTE PR, administradora Carmen Lúcia Izquierdo Martins, representando o presidente do Confea, engenheiro civil Joel Kruger, o engenheiro eletricista Sérgio Luiz Cequinel; diretor-geral da Mútua Paraná, Júlio Russi e o gerente do Credcrea, Romero Aparecido da Silva.

Agenda – Nesta quinta-feira (25/05), a 3ª Semana das Engenharias da AEAA tem em sua programação audiência entre a governança do CREA-PR e a Frente Parlamentar ligada à engenharia. “Será um encontro que deve reunir mais de 130 lideranças de todo o estado do Paraná, para discutir 25 propostas que devem ser apresentadas na ALEP como projetos de lei”, explica Ricardo Rocha, presidente do CREA-PR. Toda a programação, que tem início às 18h30, pode ser conferida pelo canal da AEAA no YouTube – https://www.youtube.com/@aeaa9768.

Pref. de Apucarana

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: