Arapongas

Secretaria de Saúde e Educação se unem para fortalecimento da Campanha Outubro Rosa em Arapongas

Compartilhe no WhatsApp

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, recebeu a visita de funcionários das Secretarias de Saúde e Educação. Na ocasião, o grupo fez o pré-lançamento das atividades alusivas à Campanha Outubro Rosa – mês dedicado para a conscientização e prevenção do câncer de mama e colo do útero, favorecendo o diagnóstico precoce e tratamento imediato. “ É importante a mobilização de todos nós. Já começamos o planejamento das atividades do Outubro Rosa com antecedência”, disse Onofre. Neste ano, todas as escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s); totalizando 48 instituições, desenvolverão atividades com foco na campanha. Além de exposições, pit Stop, carreata do Transporte Escolar e Informativo para a Escola de Pais, a equipe da Educação contribuirá com uma coleta de informações que auxiliarão a Secretaria de Saúde no monitoramento da saúde das mulheres (como mãe, tias, avós e outras) dos alunos, além das próprias servidoras da Educação. De acordo com a secretária da Educação, Cristiane Rossetti, esta coleta de informações teve início. Um cronograma de atividades já foi estabelecido nas Escolas Municipais e Cmei’s. “ Começamos a apurar informações com as nossas servidoras. Que preencheram uma ficha para análise da Secretária de Saúde. Entre as informações constam a última data de exames preventivos (mamografia ou coleta de preventivo), histórico de doenças/ ou da família, entre outros. Essas fichas também serão destinadas para as mães e demais mulheres que integram a família de nossos alunos. É um trabalho de expansão, para levar conscientização e alcançar o maior número de mulheres”, disse. Com os dados, a Secretaria Municipal de Saúde ficará responsável pelo agendamento de consultas e exames.

Para o secretário da Saúde, Moacir Paludetto Jr, esta contribuição da área da Educação será fundamental para a atuação de combate e prevenção do câncer de mama e de colo de útero. “ Infelizmente estas doenças acometem inúmeras mulheres em todo o mundo. Por isso, a prevenção será sempre o melhor remédio, além do diagnóstico precoce que aumenta a chances de cura. Estamos mobilizados em uma causa importante, urgente e justa”, disse.

ABERTURA OUTUBRO ROSA
A comissão organizadora da campanha já definiu a abertura do Outubro Rosa: será no dia 01/10, com a realização de uma caminhada, seguida de carreata com locais e horários a serem definidos. A programação contará também com atividades ao ar livre, mobilização nos pontos de Saúde, entre outras ações. Todo o cronograma será amplamente divulgado pelas páginas oficiais da Prefeitura de Arapongas (Site, Instagram, Youtube e Facebook).

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: