Arapongas Geral

Sebrae/PR, SIMA e Cetec ONG lançam Programa Ecoselo em Arapongas

Compartilhe no WhatsApp

Certificação reconhece manejo correto de resíduos industriais, qualificação dos funcionários e ações internas realizadas pelos empreendedores relacionadas à sustentabilidade; 40 empresas serão atendidas

As indústrias que fazem parte do Programa de Gestão Ambiental no Polo Moveleiro de Arapongas participaram, nesta última terça-feira, dia 8 de setembro, do lançamento do Programa Ecoselo. Trata-se de uma certificação que avalia vários critérios relacionados aos cuidados com o meio ambiente – documentação e licenciamento, resíduos, efluentes, emissões atmosféricas, ruído ambiental, saúde e segurança ocupacional, inflamáveis e recursos naturais. A iniciativa é do Sebrae/PR, do Sindicato da Indústria de Móveis de Arapongas (SIMA) e do Centro Tecnológico de Efluentes e Resíduos (Cetec ONG), com patrocínio da Duratex S/A.

Julio Cesar Rodrigues, consultor do Sebrae/PR em Arapongas, explica que o certificado voluntário possui três categorias (ouro, prata e bronze), que analisam o desempenho ambiental das indústrias em diferentes níveis. Além disso, a certificação tem validade de um ano e precisa ser renovada.  “As indústrias que quiserem obter a certificação devem investir permanentemente na gestão ambiental. O objetivo do Programa é incentivar as indústrias a serem sustentáveis e manterem-se regulares em relação à responsabilidade ambiental”, conta.

O Programa Ecoselo também é considerado uma estratégia mercadológica, já que os consumidores valorizam as indústrias com responsabilidade ambiental. “Os consumidores dão preferência para os produtos que causam o menor impacto ambiental possível no processo de fabricação. A auditoria final acontecerá no final do ano e os empreendedores que atingirem 70% das conformidades recebem a certificação. O selo também poderá ser usado pelas empresas em materiais publicitários e nas embalagens”, avalia Julio Cesar Rodrigues, do Sebrae/PR.

A certificação será disponibilizada para 29 empresas do Programa de Gestão Ambiental no Polo Moveleiro de Arapongas, além de 11 micro e pequenas empresas que terão o apoio do Sebraetec – Serviços em Inovação e Tecnologia. O programa oferece subsídio financeiro não reembolsável de até 80% e ainda suporte técnico para o desenvolvimento de projetos inovadores. Julio Cesar Rodrigues destaca ainda que todas as indústrias participam do Programa Ecoselo de forma gratuita, uma vez que a certificação é patrocinada pela Duratex.

Sobre o Sebrae/PR

Para quem já é ou quer ser empresário, o Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é a melhor opção para obter informações e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae apoia as decisões dos empresários, dos potenciais empresários e dos potenciais empreendedores, no campo e na cidade, porque é a instituição que entende de pequenos negócios e possui a maior rede de atendimento do País. No Paraná, conta com seis regionais e 12 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento ao Empreendedor, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções, com foco em empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; educação empreendedora; startups; liderança; e ambiente de negócios.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: