Geral

Saúde reforça atenção para casos de chikungunya

Compartilhe no WhatsApp

SECRETARIA DA SAÚDESECRETARIA DA SAÚDE
Navegação Principal SESA
Início
Institucional
Ouvidoria
Clique Saúde
Assistência Farmacêutica
Atenção e Vigilância
Unidades
Comunicação
Intranet
Serviços para você!
DENGUE
Saúde reforça atenção para casos de chikungunya
20/04/2021 – 12:32
O Informe Semanal sobre Arboviroses publicado hoje (20) pela Secretaria da Saúde do Paraná alerta para o aumento de casos de chikungunya, doença também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, assim como a dengue e zika vírus. O mês de fevereiro apresentou 20 notificações e um caso confirmado. Em março foram 53 notificações e 19 confirmações.

A Sesa monitora e divulga os dados epidemiológicos dos três agravos no mesmo Informe conforme análise da Vigilância Ambiental.

Segundo o Informe, Paraná tem hoje 193 notificações para a chikungunya e 29 casos confirmados.

“A Sesa está alerta diante deste aumento repentino de casos; já orientamos todas as 22 Regionais de Saúde, principalmente os serviços assistenciais para atenção redobrada a possíveis casos. A notificação correta nos aponta onde está circulação viral e possibilita a ação”, afirmou o secretário Estadual de Saúde, Beto Preto.

As equipes de apoio técnico da Sesa vão intensificar o trabalho de apoio à Regionais de Saúde e municípios. Na semana que vem, os profissionais da Vigilância Ambiental estarão na 16ª Regional de Saúde, em Apucarana.

“Hoje o estado de São Paulo passa por um surto de chikungunya; a proximidade com o Paraná e o fluxo de pessoas entre os estados pode ter originado o aumento dos casos por aqui”, explica a coordenadora de Vigilância Ambiental da Sesa, Ivana Belmonte.

Características – A chikungunya causa febre e dores nas articulações. Outros sintomas incluem dor muscular, dor de cabeça, náusea, fadiga e erupção cutânea.

Aproximadamente 50% dos casos evoluem para a forma crônica; as dores podem persistir ppor meses ou até anos, causando debilitação do paciente.

Dengue – O Informe publicado hoje (20) pela Secretaria Estadual da Saúde registra 1.289 novos casos confirmados da dengue no Paraná. O período epidemiológico, com início de agosto de 2020, soma 9.909 casos distribuídos em 247 municípios.

As 22 Regionais de Saúde têm confirmações de dengue; em 20 Regionais estão confirmados casos autóctones, ou seja, as pessoas se contaminaram no município de residência. O Paraná totaliza 8.741 casos autóctones.

O Informe registra ainda 55.198 notificações para a dengue no estado, em 354 municípios. Outros 10.856 casos seguem em investigação para a doença.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: