Serão implantados 26 quilômetros de rede coletora pela Ambiental Paraná, atendendo 1.200 casas e comércios da cidade.
A cidade de São Pedro do Ivaí terá a rede de esgoto ampliada a partir do próximo ano. A primeira fase das obras vai elevar a cobertura de coleta e tratamento de esgoto dos atuais 58% para 80% em 2028, quando será completada a primeira etapa das obras. A segunda etapa será finalizada até 2033, com novas ampliações para que o município, com cerca de 10.900 habitantes, possa alcançar o objetivo de 90% de cobertura, conforme determina o Marco Legal do Saneamento.
As obras fazem parte do investimento de R$ 934 milhões da Ambiental Paraná, empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado de saneamento básico no Brasil, responsável pela gestão do esgotamento sanitário em 52 municípios do Paraná, em parceria com a Sanepar. São Pedro do Ivaí faz parte do novo lote atendido pela empresa, que abrange outras 36 cidades da região Centro-Leste do estado.
Em São Pedro do Ivaí, serão implantados 26 quilômetros de rede coletora, beneficiando cerca de 1.200 residências e comércios. A obra também inclui a construção de três estações elevatórias, uma nova estação de tratamento de esgoto e melhorias na estrutura já existente.
“Todas essas melhorias vão mudar a vida dos moradores. É um avanço importante para toda a cidade. A rede de esgoto melhora a saúde da população, valoriza os imóveis, incentiva o turismo e contribui para o desenvolvimento na educação e no trabalho”, afirma Priscila Marchini, diretora-presidente da Ambiental Paraná.
Priscila Marchini participou nesta quinta-feira (08) da primeira reunião de trabalho com o prefeito de São Pedro do Ivaí, Rildo Bernardes de Camargo e sua equipe, e com os Gerentes da Sanepar, Luiz Carlos Jacovassi e Fernando Norio Yoshida e suas equipes, para apresentar o plano de investimentos e o cronograma de obras. “O saneamento vai trazer maior qualidade de vida para todos os cidadãos, é isso que vamos proporcionar para nossa população. Até 2028 teremos 80% de nosso município com saneamento e até 2033 a cidade alcançará 90%, isso significa mais qualidade na saúde pública para todos os moradores. Por isso essa reunião foi de extrema importância para nossa cidade”, avalia o prefeito.
Sobre Ambiental Paraná
A Ambiental Paraná é uma empresa da Aegea Saneamento, líder no setor privado de saneamento básico no Brasil, e responsável, desde janeiro de 2024, pela operação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, incluindo as atividades de execução de obras, operação, manutenção, ampliações, melhorias e implantações em 52 cidades do estado, por meio da Parceria Público Privada com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Ela é responsável pelo atendimento de 16 municípios da região Centro-Litoral do Paraná e por outros 36 municípios da região Centro-Leste. Ao lado da Sanepar, a Ambiental Paraná atuará promovendo o acesso à coleta e tratamento de esgoto de 90% da população das duas regiões, beneficiando mais de 800 mil pessoas até 2033.
Os municípios atendidos na região Centro-Litoral são: Adrianópolis, Almirante Tamandaré, Bocaiúva do Sul, Campo do Tenente, Campo Largo, Cerro Azul, Contenda, Fazenda Rio Grande, Guaratuba, Mandirituba, Morretes, Rio Branco do Sul, Piên, Quitandinha, Rio Negro e Tijucas do Sul. Os municípios atendidos na região Centro-Leste são: Arapuã, Ariranha do Ivaí, Borrazópolis, Cafeara, Campina do Simão, Congonhinhas, Cruzmaltina, Cruz Machado, Espigão Alto do Iguaçu, Fernandes Pinheiros, Foz do Jordão, General Carneiro, Goioxim, Grandes Rios, Guaraci, Ibaiti Itaguajé, Jaboti, Jardim Alegre, Lupianópolis, Marquinho, Nova Tebas, Palmital, Pinhalão, Pinhão, Pitanga, Porto Vitória, Rancho Alegre, Ribeirão do Pinhal, Rio Branco do Ivai, Sabáudia, Santa Amélia, Santa Maria do Oeste, São Pedro do Ivaí, Teixeira Soares e Turvo.
Autoridades participantes da reunião: Rildo Bernardes de Camargo (Prefeito de São Pedro do Ivaí), Elço Fabiano (Vice-Prefeito de São Pedro do Ivaí), Osvaldo Reinato (Ex-Prefeito de São Pedro do Ivaí), Priscila Marchini (Diretora-presidente da Ambiental Paraná), Luiz Carlos Jacovassi (Gerente Geral da Sanepar) eFernando Norio Yoshida (gerente das PPPs Nordeste).
Pref. de São Pedro do Ivaí