Arapongas

Relatório aponta atuação intensa da Patrulha Maria da Penha em Arapongas

Compartilhe no WhatsApp

Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), através da Guarda Municipal, está divulgando os dados referentes à atuação da Patrulha Maria da Penha em relação aos serviços prestados às vítimas de violência doméstica e que possuem medidas protetivas. De janeiro a maio de 2020 foram registrados 113 procedimentos, sendo o total de 74 novas visitas, 28 visitas de retorno, nove registros de descumprimentos de medida protetiva com prisão em flagrante, seis descumprimentos de medida protetiva sem flagrante, 10 relatos de descumprimento, uma emissão de Certidão Negativa de endereço, nenhuma solicitação de revogação de medida protetiva, sete acionamentos do botão do pânico, 25 encaminhamentos para serviços de saúde e socioassistenciais (CREAS, saúde, Fórum ou Delegacia) e 16 orientações e assistência. 
Conforme a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, GM Denice Amorim, o serviço segue atento na prestação dos atendimentos para as mulheres vítimas da violência. “Temos acompanhado bem de perto os casos em que há a medida protetiva. São índices que gostaríamos que fossem zerados, porém a violência contra a mulher é uma realidade, infelizmente. Na prática, temos atuado com uma rede de atendimento que conta também com a atuação do Judiciário e secretarias de Saúde e Assistência Social. As vítimas têm se encorajado a denunciar seus agressores”, afirma Amorim. 
Para as vítimas de agressão, seja ela física, psicológica, moral, sexual e patrimonial, que não contam com a medida protetiva, as denúncias devem ser feitas pelo 190 (Polícia Militar). Em caso de violência doméstica, havendo medida protetiva, as vítimas devem ligar 153 ou 0800-645-9060 (Guarda Municipal).
ATENDIMENTOS NA PANDEMIA
De acordo com a GM Denice, há situações nas quais o conflito familiar já existe e, com este período maior de convivência em decorrência da quarentena pela Covid-19, podem evoluir para situações ainda mais graves. Por isso, a necessidade das denúncias. “Procurar ajuda nesses momentos é fundamental para que possamos levar segurança à mulher vítima de qualquer tipo de agressão. O isolamento social, com o confinamento em casa, pode ser um grande gatilho para as agressões. Por isso, é fundamental que as mulheres contatem os serviços especializados, para que as devidas medidas sejam aplicadas. Não podemos nos calar diante deste crime. Denuncie”, acrescenta a GM. 

Para denúncias em casos de violência doméstica:
Delegacia da Mulher de Arapongas:
TELEFONE: 3278-2209
Polícia Militar:
Disque 190 – Nos casos em que não houver medida protetiva
Guarda Municipal:
Disque 153 ou 0800-645-9060 – Nos casos em que houver medida protetiva.

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Dia do Trabalhador

Clique para ampliar

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Clique para ouvir

Festa do Milho

Pedal de São Benedito

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: