O prefeito de Arapongas, Rafael Cita, participou, na noite de sexta-feira, 29, da solenidade de entrega do título de Cidadã Benemérita à Desembargadora Lídia Maejima, Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ/PR). A honraria foi concedida pela Câmara Municipal, proposta pela vereadora Marilsa Staub.
Participaram da solenidade membros do judiciário, da sociedade civil, servidores municipais, vereadores, familiares e amigos da Desembargadora, que nasceu em Arapongas.
O Superintendente de Apoio aos Municípios, Sérgio Onofre, destacou que “nós temos uma desembargadora que representa o nosso município”, frisou, “uma grande representante a nível de Estado, que tem sido exemplo no Tribunal de Justiça, exemplo no Paraná”, pontuou.

Rafael Cita enalteceu que se “vê a força da mulher araponguense, que é retratada nessa noite na desembargadora. Para nós, é um orgulho muito grande ter a primeira presidente mulher do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Isso é uma honra, um orgulho”, enalteceu. “É um grande prazer, enquanto representante do município de Arapongas, ter a desembargadora, e é merecidíssimo esse título benemérito para a senhora”, finalizou.
No discurso, Lídia Maejima disse que “hoje me coloco diante de todos os senhores para receber essa honraria que tanto me comove, o título de cidadão benemérita da cidade de Arapongas, e faço isto com enorme alegria e profunda gratidão.
Esta é a minha cidade de Natal. É aqui neste solo pé vermelho do Norte do Paraná que estão enraizadas as raízes mais profundas da minha existência”, comentou a Desembargadora. “Posso dizer com orgulho que Arapongas é o berço dos meus sonhos e o alicerce da minha identidade. E, por isso, receber esse título não é apenas uma honra, mas um verdadeiro reencontro com a minha própria essência”, falou. “Ao receber este título de cidadã benemérita, sinto renovado em mim o compromisso de continuar honrando o povo paranaense com meu trabalho e dedicação e sobretudo o povo da minha querida cidade de Arapongas”, ressaltou a Presidente do TJ/PR.
LÍDIA MAEJIMA
Filha de Miguel Takamichi Maejima e de Izabel Fukuju Maejima, Lídia Maejima nasceu em 22 de fevereiro de 1960, em Arapongas. É bacharela em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), da turma 1981. É, também, Especialista em Processo Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Entrou na carreira da magistratura paranaense mediante concurso público. Foi nomeada em 19 de junho de 1984, e atuou como juíza substituta nas comarcas de União da Vitória, Cornélio Procópio e Foz do Iguaçu. Após novo concurso, como juíza de direito, exerceu a função nas comarcas de Pérola, Andirá, Goioerê, Cascavel e Londrina.
Em 31 de agosto de 2007, foi promovida ao cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça do Paraná.
Atualmente, é a Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná.
Pref. de Arapongas