Nesta segunda-feira, 21, a Prova Rústica Tiradentes 2025 movimentou as ruas da cidade no período da manhã e registrou o maior número de participantes da história. A competição reuniu mais de 7 mil participantes, com trajeto de 10 km. A 48ª edição da tradicional corrida de rua teve a participação de atletas de 193 cidades de nove estados. Além de brasileiros, também participaram atletas de nove países. O atleta queniano Vestus Cheboi Chemjor conquistou o tricampeonato na prova, com tempo de 29’12. No feminino, a queniana Violah Kosgei ficou em primeiro lugar com 34’34 (confira abaixo a lista completa dos vencedores).
“Parabenizo todos os mais de 7 mil atletas que fizeram esse espetáculo de saúde, esporte e cidadania, e também a Polícia Militar, que idealizou essa prova. Hoje batemos o recorde em número de participantes”, afirmou o prefeito Silvio Barros. Ele também agradeceu a equipe de servidores públicos que trabalhou na organização da corrida.
“O trajeto foi muito bom. Tudo funciona bem, Maringá é muito perfeita. Eu amo Maringá”, disse o tricampeão Vestus Cheboi. A atleta Violah Kosgei também elogiou a prova e disse que pretende participar da competição no próximo ano.
O secretário de Esporte e Lazer, Paulo Biazon, reforçou a importância das parcerias para realização da competição. “É uma emoção muito grande homenagear o patrono da Polícia Militar. Agradeço a todos que se dedicaram, aos clubes de corridas e aos nossos parceiros que proporcionaram essa linda festa”, disse .
O major Luiz Moreira, representando o 4º Batalhão da Polícia Militar, parabenizou o município pela organização da prova e que coloca a cidade em destaque. Principal idealizador da Prova Rústica Tiradentes, o major Lauri César Bittencourt também celebrou a prova. “É um legado deixado pelo 4º batalhão em parceria com a Prefeitura e que oferece ao Brasil e ao mundo essa grande festa do atletismo.”
Na prova principal, a categoria com maior número de inscritos foi a sub-35, com 1.206 participantes, seguidas pelas categorias sub-30, com 1200, e sub-40, com 979.
Além da prova principal, a Prova Rústica Tiradentes também reuniu 636 crianças e adolescentes na tarde de sábado, 19, no Estádio Willie Davids, durante a competição da categoria kids.
“O esporte faz a gente a ter sorriso no rosto. Por isso defendo que todo maringaense tenha possibilidade de praticar o esporte que mais gosta. Vamos incentivar cada vez mais o esporte em Maringá”, afirmou a vereadora Majô, presidente da Câmara de Vereadores.
Sorte no esporte e no amor – O casal de Jundiaí (SP), Alice Yuri Lima Fonseca e Leonardo Santana de Olinda, correram juntos a Prova Tiradentes pela primeira vez. Os dois estão juntos há nove anos e se conheceram por meio da corrida. “Desde que nos conhecemos, temos esse objetivo de ir na mesma prova e os dois pegar o ódio juntos. Sempre dá certo e isso motiva mais”, disse Alice Yuri. Em Maringá, a união dos dois deu certo: Alice conquistou o sétimo lugar na categoria feminino e Leonardo o terceiro lugar.
Beatriz Pereira, de 31 anos, é de Dracena (SP) e veio acompanhar o namorado, Michael Passos, e a mãe, Fátima Pereira, que correram a prova. “Ambos já foram pódios na prova, o Michael foi sétimo na elite na última competição. A expectativa para Maringá é sempre muito boa, a prova é organizada e de nível técnico alto. O objetivo é manter os resultados dos anos anteriores”, disse.
Confira os vencedores da Prova Rústica Tiradentes 2025 na categoria geral:
Geral Masculino
1º lugar: Vestus Cheboi Chemjor – 29’12
2º lugar: Ederson Vilela Pereira – 30’01
3º lugar: Leonardo Santana de Olinda – 30’29
4º lugar: Edelson de Ávila Almeida – 30’38
5º lugar: Carlos Henrique de Souza – 30’48
Geral Feminino
1º lugar: Violah Kosgei – 34’34
2º lugar: Felismina Vendohali Tchihanda Cavela da Silva – 34’42
3º lugar: Amanda Aparecida Oliveira – 34’48
4º lugar: Maria Lucineida da Silva Moreira – 35’20
5º lugar: Larissa Marcelle Moreira Quintão – 36’04
Sobre a prova – A Prova Rústica Tiradentes foi realizada pela Prefeitura de Maringá, por meio das secretarias de Esporte e Lazer, Mobilidade Urbana, Segurança Pública, 4º Batalhão da Polícia Militar, 3º Comando Regional de Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra. A competição tem apoio da Unimed, Grupo Maringá de Comunicação (GMC), Unifama, UniCesumar, Uningá e UniCV.
A competição é homologada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e faz parte do calendário nacional desde 1997. Criada pela Polícia Militar, a prova foi disputada pela primeira vez em 1975, e em 1990, passou a ser realizada pela Prefeitura de Maringá.
