Ivaiporã

Programa Mais Cuidado + Saúde reúne maiores representantes do Sistema Único de Saúde do Brasil em Ivaiporã

Compartilhe no WhatsApp

A 4ª etapa do programa Mais Cuidado aconteceu na quinta-feira, dia 17 de novembro, no auditório da Fatec (Faculdade de Tecnologia do Vale do Ivaí), onde as equipes da Atenção Primária à Saúde dos 16 municípios jurisdicionados a 22ª Regional de Saúde apresentaram diversas experiências para organizar e fortalecer a Rede de Atenção à Saúde.
A diretora do Departamento de Saúde de Ivaiporã, Cristiane Pantaleão, que é vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), convidou diversos representantes do Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil para acompanhar a 4ª etapa do programa Mais Cuidado + Saúde, que foi criado, em agosto de 2021, pelos 16 municípios jurisdicionados a 22ª Regional de Saúde. 
Os êxitos do programa Mais Cuidado + Saúde foram reconhecidos pelos representantes do Cresems (Sílvia Bovo), Hospital Alemão Oswaldo Cruz (Lissandra Andion), Cosems (Sérgio Santos), Conasems (Hisham Mohamad Hamida), OPAS/OMS (Fernando Lelis), CIS (Clodoaldo Oliveira), Ministério da Saúde (Marco Aurélio Santana), Hospital Sírio Libanês (Ana Maria Rabello), mantenedor da Fatec, Fábio Costa, e pelo vice-prefeito Marcelo Reis. 
“Os representantes das instituições de saúde do Brasil, que compuseram a mesa de honra, vieram a Ivaiporã conferir o que as equipes da Atenção Primária dos 16 municípios fizeram para tornar o SUS melhor! Com o programa Mais Cuidado + Saúde, o SUS da região passou a ser referência nacional”, afirmou a diretora do Departamento de Saúde de Ivaiporã, Cristiane Pantaleão. 
O vice-prefeito Marcelo Reis associou os excelentes índices alcançados pela saúde de Ivaiporã perante o Ministério da Saúde e o Tribunal de Contas do Estado, por exemplo, à gestão municipal comprometida com a população e ao trabalho das equipes da Atenção Primária. “A saúde é prioridade na nossa administração. Por isso, realizamos investimentos em estrutura, consultas, exames, medicamentos, frota, formação profissional e atendimento. Desta forma, é possível tratar a população com dignidade e especialmente com Mais Cuidado + Saúde”, unificou Marcelo Reis.  

Apresentações 
Após a abertura as equipes da Atenção Primária à Saúde apresentaram as experiências em salas de aula. A premiação foi dividida em relatos de experiências da saúde e do programa Mais Cuidado + Saúde. 
No relato de experiência da saúde o 1º, 2º e 3º lugar foi respectivamente para o Programa de Formação Super Agente de Combate à Dengue de Ivaiporã (Cristiane Pantaleão); Avaliação da Armadilha Ovitrampa para Monitoramento de Aedes aegypti em São João do Ivaí (Patrick Rodrigues dos Santos); e Pesquisa Ecoepidemiológica Ambiental de Hantavirose no Município de Lidianópolis (Catiuscia Ranai Yokota Polli). 
Na premiação do programa Mais Cuidado + Saúde os troféus de 1º, 2º e 3º lugar foram atribuídos respectivamente ao Processo de Territorialização de uma ESF Como Planejamento das Ações de Saúde de Cândido de Abreu (Karoline Kunzler, Poliane Tostes e Larissa Romannichen); Ações no Combate à Obesidade Infantil na Atenção Primária à Saúde do Município de Nova Tebas (Cláudia Brauna, Cláudia Guimarães, Lyon Cordeiro, Márcia Rossi, Carina Soler, Fabiana Ramos, Eduarda Guimarães e Suzana Rocha); e aos Desafios da Pandemia na Realização do Pré-Natal: um relato de experiência exitosa em Cruzmaltina (Elicéia Maibuk, Franciele Ávila, Roseneide Grégio, Roseneide Pereira, Irene Nascimento e Ednéia Martins). 
O fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde foi organizado em 3 eixos: Integração da Rede de Atenção; Formação de Capacidades Humanas por Meio de Estratégias de Educação Permanente em Saúde; e Gestão da Informação. A metodologia foi uniformemente enaltecida pelos membros da mesa de honra – inclusive o programa Mais Cuidado + Saúde tornou-se referência para o SUS no Brasil. 
O programa foi desenvolvido por meio do Consórcio Intermunicipal de Saúde de Ivaiporã (CIS) liderado pelo prefeito Clodoaldo, gestores e prefeitos, que contaram com apoio de instituições parceiras – Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems) e Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde (Cresems). 

Mais fotos: https://www.facebook.com/photo/?fbid=505438554949639&set=pcb.505441754949319
 

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ivaiporã – Lúcia Lima

“Agindo Deus, quem impedirá?” Is 43:13

Clique para ampliar

Feliz Páscoa

Kombucha da Si – Clique Vídeo

JR Martelinho de Ouro

André Quiroga

Festa do Milho

Jornal Edição de Notícias

Resumo de Notícias Mensal

× Anuncie no site
%d blogueiros gostam disto: